O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem desempenhado um papel fundamental na fiscalização e regulamentação da profissão de Bibliotecário em Minas Gerais e no Espírito Santo. Como resultado dos esforços e das denúncias realizadas, entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram realizadas 307 fiscalizações em diversos municípios dos dois Estados.
Em Minas Gerais, foram fiscalizadas as cidades de Belo Horizonte, Bocaiúva, Caeté, Contagem, Coronel Fabriciano, Córrego Fundo, Formiga, Ipatinga, Janaúba, Mato Verde, Montes Claros, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Porteirinha, Ribeirão das Neves, Timóteo, Uberlândia e Varginha. No Espírito Santo, por sua vez, foram fiscalizadas as cidades de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.
Além disso, durante esse período, o CRB-6 procedeu 56 julgamentos relacionados à ausência de profissional Bibliotecário em bibliotecas da sua jurisdição.
O Conselho também se dedicou a responder 630 demandas provenientes de Bibliotecários e empresas, oferecendo orientações, esclarecimentos e soluções para diversas questões relacionadas à prática da profissão e ao cumprimento das normas e regulamentos vigentes.
Foram enviados, também, 718 ofícios referentes às designações no Estado de Minas Gerais, abordando assuntos relacionados à função de Professor de Ensino de Uso de Biblioteca (PEUB). Essa ação busca assegurar que as designações sejam realizadas de acordo com critérios técnicos e legais, visando o fortalecimento da educação e da formação de usuários de bibliotecas, bem como garantir que o exercício das funções específicas de Bibliotecário sejam realizadas pelos mesmos. As multas em desfavor do executivo mineiro já ultrapassam os R$ 18 milhões. A fim de tentar solucionar parte da situação, o Governo de Minas Gerais abriu concurso com 48 vagas para o cargo de Analista Educacional – Bibliotecário.
No intuito de alcançar a contratação de Bibliotecários em instituições adequadas, o CRB-6 enviou 210 ofícios para empresas, prefeituras e governos estaduais, alertando sobre a ausência dos profissionais em bibliotecas. Essa iniciativa visa, além do cumprimento da legislação, sensibilizar as entidades responsáveis e destacar a importância do profissional na promoção do acesso à informação e na garantia do direito à leitura e à cultura.
No Espírito Santo, após ação do CRB-6, o Governo do estado nomeou a Bibliotecária Adriana Isidorio da Silva Zamite (CRB-6/824ES) para a gestão da Biblioteca Pública Estadual. Além disso, o Presidente do Conselho denunciou a falta de Bibliotecários em bibliotecas do estado, durante a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES)
Em Minas Gerais, o CRB-6, também, exigiu a contratação de Bibliotecários em editoras mineiras, a fim de cumprir o art. 6º da Lei Federal n. 10.753/2003 e a Resolução CFB n. 184/2017.
Além das atividades administrativas e de fiscalização, a assessoria jurídica do CRB-6 manifestou-se em 165 ações judiciais.
Durante o período, o CRB-6 registrou 198 novos profissionais.
O Conselho ainda realizou parcerias com instituições que oferecem tratamento diferenciado e descontos especiais na aquisição de produtos e serviços para os Bibliotecários mineiros e capixabas. Fazem parte do programa: PUC-Minas, a Unyleya e a ABNT.
Para celebrar o Dia do Bibliotecário, o Conselho realizou e esteve presente em diversos eventos e atividades em Vitória e Cariacica, no Espírito Santo, e em Belo Horizonte e Juiz de Fora, em Minas Gerais: a Acolhida aos novos Bibliotecários registrados no CRB-6; o Ciclo de palestras em Vitória (ES) e outorga da Medalha Professora Etelvina Lima; Audiência na Comissão de Cultura da ALES; Lançamento da cartilha “A Biblioteca Escolar”, em parceria com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e o CRB-14; I Encontro dos Bibliotecários de Juiz de Fora, na UFJF; Sessão solene em homenagem aos Bibliotecários de Cariacica (ES); Outorga da Medalha Professora Etelvina Lima em Belo Horizonte (MG); e o 1º Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais, da FHEMIG.
O Conselho, também participou da solenidade de formatura de estudantes de biblioteconomia da UFMG, representado pela conselheira Elizangela Ribeiro de Azevedo (CRB-6/3393).
Em parceria com o CFB, ocorreram visitas técnicas na capital mineira e uma reunião itinerante de diretoria, na sede do CRB-6.
A comunicação CRB-6, também, tem alcançado resultados significativos nas diferentes plataformas. Durante o primeiro semestre deste ano, foram disparados 25 boletins informativos que foram, também, divulgados no site e app do Conselho.
No Facebook, foram realizadas 338 publicações que receberam um total de 314 compartilhamentos. Além disso, houve 118 comentários e 2.052 reações, que incluem curtidas, reações de amor, surpresa, tristeza e raiva. A página finalizou o período com 4.301 seguidores.
No Instagram, o CRB-6 conta com uma base de 3.201 seguidores. Ao longo dos meses de janeiro a julho, foram realizadas 314 publicações na plataforma. As postagens receberam um total de 1.333 comentários e 23.716 curtidas. Além disso, nossas publicações, também, foram salvas 987 vezes.
No LinkedIn, através das publicações realizadas pelo Conselho, em especial as divulgações de oportunidades profissionais, o CRB-6 alcançou a marca de 1.449 seguidores. Enquanto isso, as publicações receberam um total de 486 compartilhamentos, 4.428 reações e 97 comentários.
No YouTube, o CRB-6 possui 1.961 inscritos em seu canal. Durante o período analisado, os vídeos produzidos alcançaram um total de 3.282 visualizações. Essa plataforma é uma oportunidade para o CRB-6 compartilhar conteúdo em formato de vídeo, permitindo uma comunicação mais dinâmica e visualmente atrativa com o público.