No dia 11 de fevereiro, a diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) se reuniu com os membros da diretoria do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), em Belo Horizonte, conforme divulgado, objetivando a ampliação do diálogo e o fortalecimento do Sistema CFB/CRB. Para dar continuidade ao estreitamento das relações dos Conselhos com os Bibliotecários, foram realizadas diversas visitas técnicas a instituições privadas e órgãos públicos, nos dias 15 e 16 de fevereiro.
Para Fábio Cordeiro, presidente do CFB, “as visita foram extremamente importantes porque, à medida que a gente vai conhecendo realidades diferentes do país, vamos nos preparando para atuar melhor nas políticas públicas de livro, leitura e biblioteca, a partir dos depoimentos de boas práticas que a gente encontra dos órgãos e das instituições”. Além disso, o presidente do CFB destacou o acompanhamento do CRB-6 nas visitas: “Isso me deu um suporte. Eu recebi um briefing, então, a gente sabia o que ia encontrar quando chegasse na instituição, o que foi positivo, porque conseguimos fluir a reunião e ter, também, um foco no que vamos pegar de interessante e de positivo para levar para os trabalhos que a gente faz aqui, nas comissões temáticas do CFB, e ter bons exemplos para as políticas públicas que a gente for defender”.
Confira as instituições visitadas:
Sistema de Bibliotecas da UFMG
No dia 15 de fevereiro, pela manhã, Álamo Chaves (CRB-6/2790), presidente do CRB-6, e Fábio Cordeiro, presidente do CFB, foram recebidos pelas Bibliotecárias Katia Pacheco (CRB-6/1709) e Sindier Antônia Sindier Antônia (CRB-6/1542), respectivamente diretora e vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre os assuntos, foram discutidos os parâmetros do Ministério da Educação (MEC) para bibliotecas universitárias, os projetos voltados para as bibliotecas da UFMG, os parâmetros do CFB para bibliotecas universitárias, a implantação do repositório institucional da UFMG e tópicos sobre bibliotecas digitais. A Bibliotecária Kátia já foi presidente do CRB-6 e conselheira federal do CFB em duas gestões. Já a Bibliotecária Sindier foi vice-presidente do CRB-6.
Escola de Ciência da Informação da UFMG
Ainda na manhã do dia 15, os presidentes Álamo Chaves e Fábio Cordeiro visitaram a diretoria da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de minas Gerais (ECI/UFMG). O professor Eduardo Valadares, diretor da ECI/UFMG, convidou as professoras Ana Paula Menezes e Marília Paiva para se juntarem à reunião, que tratou sobre a resolução que dispõe sobre a orientação a estágio supervisionado, além do ensino de Ética profissional na graduação e a inserção de conteúdos transversais sobre o Sistema CFB/CRB na grade curricular de curso de biblioteconomia da UFMG. As professoras Ana Paula e Marília Paiva avaliaram ser possível introduzir temáticas relacionadas ao Sistema CFB/CRB em conteúdos de disciplinas da graduação e convidaram o CRB-6 a ministrar uma palestra para os alunos sobre o tema.
Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (SMED/PBH)
Já no dia 15, à tarde, o presidente Fábio Cordeiro, juntamente com Fabíola Terenzi, vice-presidente do CRB-6, e o advogado Mário Garrido, assistente de diretoria do CRB-6, compareceram à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (SMED/PBH). A equipe foi recebida por Ângela Dalben, secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, Ricardo José Miranda, gerente da rede de bibliotecas escolares da PBH, e Adriana Pedrosa Martiniano, Bibliotecária sênior da Prefeitura de Belo Horizonte, que apresentaram algumas das boas práticas de atuação dos Bibliotecários da PBH. A visita teve o objetivo de relatar para os membros da Prefeitura de Belo Horizonte as principais ações do Sistema CFB/CRB em prol das bibliotecas escolares, como a campanha #SouBibliotecaEscolar e uma cartilha que está sendo preparada para distribuição aos gestores escolares. Também foram abordadas questões sobre a resolução do CFB que dispõe sobre a estruturação das bibliotecas escolares no Brasil.
Sistema FIEMG (SESI-MG & SENAI-MG)
No dia 16, pela manhã, os presidentes Álamo Chaves e Fábio Cordeiro estiveram na sede do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para conhecer os trabalhos desenvolvidos nas bibliotecas das escolas da rede SESI e SENAI. Participaram do encontro Ricardo Aloysio, gerente de educacional profissional do SENAI-MG, Flávia Márcia Dias Bento, gerente de educação básica do SESI-MG, Shirley Lúcia Ribeiro, coordenadora do Núcleo Pedagógico SESI-MG, Alessandra Teixeira, coordenadora do Núcleo Pedagógico SENAI-MG, e a Bibliotecária Amanda de Azevedo Silva Martins (CRB-6/3090), analista de projetos. A equipe do SESI/SENAI apresentou aos presidentes alguns dos projetos desenvolvidos na rede e destacou a importância do desenvolvimento de soft skills, que são habilidades comportamentais e competências subjetivas que proporcionam acesso a informações, amplia a visão de mundo e aguçam a curiosidade e o senso crítico das crianças e adolescentes por meio da análise dos textos. O presidente Fábio destacou a necessidade do incentivo ao hábito da leitura e importância da literatura recreativa em seus mais diversos gêneros, além de ressaltar a proporção ideal de um Bibliotecário para coordenar cada uma das bibliotecas escolares da instituição. A visita foi noticiada pela FIEMG.
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SECULT-MG)
Já na tarde do dia 16 de fevereiro, o presidente do CFB, Fábio Cordeiro, e Mário Garrido, assistente de diretoria do CRB-6. estiveram na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SECULT-MG), onde foram recebidos por Lucas Amorim, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da SECULT-MG, e pela Bibliotecária Cleide Fernandes (CRB-6/2334), coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG). Nesta visita técnica, foram pautadas questões sobre o fechamento das bibliotecas publicas em todo país, divulgado em 2022, bibliotecas comunitárias e a importância de sistemas de bibliotecas públicas fortalecidos. Além disso, foram abordadas questões sobre o fomento à área do livro, leitura e literatura em todo País. Cordeiro e Garrido foram convidados a conhecer parte das instalações da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, recentemente reinaugurada. A equipe da SECULT-MG informou que as bibliotecas públicas de Minas Gerais podem pleitear pontuação no “Programa ICMS Patrimônio Cultural”, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), por terem acervos de memória organizados, preservados e divulgados.
Palácio da Liberdade
Os presidentes Álamo Chaves e Fábio Cordeiro foram convidados pela equipe da SECULT-MG para o lançamento do livro “Via Liberdade: rota turística-cultural BR-040: Rio de Janeiro – Minas Gerais – Goiás – Brasília”, no Palácio da Liberdade, no dia 16 à noite. A escrita do livro foi coordenada pelo jornalista Mauro Werkema junto com turismólogos, jornalistas, designers e fotógrafos. O lançamento foi divulgado pelo Cidade Conecta.
Para Mário Garrido, é “de extrema importância visitar as instituições parceiras do CRB-6 em prol da educação, da cultura e das bibliotecas. Conhecer diversos cenários, desafios e propostas facilita o atendimento dos profissionais que precisam de direcionamento sobre determinadas questões que fogem da nossa alçada. Os encontros permitiram estreitar objetivos, bem como propor soluções para levar ao conhecimento dos gestores a importância do profissional bibliotecário nos espaços de conhecimento.”