O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), juntamente com os Conselhos Regionais de Biblioteconomia 6ª e 14ª Região (CRB-6 e CRB-14), elaboraram uma cartilha denominada “A Biblioteca Escolar”. O material produzido conta com uma versão digital e será distribuído para todos os Conselhos Regionais de Biblioteconomia para uso como material de apoio nas fiscalizações, bem como em eventos, palestras e em atividades comemorativas do Sistema CFB/CRB. Além disso, a publicação será encaminhada para constar nos acervos das escolas de biblioteconomia de todo país.
A cartilha tem o objetivo de trazer esclarecimentos a respeito do funcionamento das bibliotecas escolares, públicas e privadas; a necessidade de haver um Bibliotecário em cada biblioteca; e as principais leis e resoluções referentes ao espaço e ao profissional.
Lúcio Tannure (CRB-6/2266), conselheiro do CRB-6 e autor do texto inicial que deu origem à cartilha, revelou, durante o lançamento da publicação, que a ideia era trazer esclarecimentos para as dúvidas que surgiam durante as visitas fiscalizatórias realizadas durante os 10 anos em que atuou como Bibliotecário-fiscal do Conselho.
O CRB-14, responsável pela revisão do material, formulou um Projeto de Lei para inclusão do cargo de Bibliotecário na estrutura de secretarias de educação e cultura nos municípios brasileiros. O texto do projeto também faz parte da cartilha.
A proposta é que a cartilha seja distribuída em todo o País e que sirvam de material para ser utilizado durante as fiscalizações. Pensando nisso, ao editar o material, o Sistema CFB/CRB, tomou cuidado para que o mesmo ficasse o mais didático possível, a fim de que seja inteligível por qualquer pessoa, seja um diretor de uma pequena escola, prefeito, vereador, secretário de cultura ou de educação..
Além de Tannure, participaram do lançamento da cartilha o presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), o presidente do CRB-14, Orestes Trevisol Neto, e o presidente do CFB, Fábio Cordeiro. A revisão da publicação contou, ainda, com a colaboração da conselheira federal Maria Lourdes Blatt Ohira.
A gravação do vídeo de lançamento estará disponível no portal e nas mídias do CFB em breve! A versão digital da cartilha já está disponível no Repositório Institucional do CFB.