2ª via de Carteira de Identidade Profissional

Documentação: 

  • Pedido formal dirigido à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datado e assinado (modelo abaixo);
  • Cópia do boletim de Ocorrência relatando a perda/extravio/furto/roubo do documento ou Carteira de Identidade Profissional (original) para troca;
  • 01 foto 3X4 (recente);
  • Autorização para o envio de documentos pelos correios para profissionais que residirem em cidades diferentes da sede do CRB-6 (assinalar Carteira de Identidade Profissional – vide abaixo);

Pagamento:

  • Taxa de expedição da 2ª via (R$ 38,40);
    Obs.: o profissional deverá requisitar a guia pelo e-mail secretaria@crb6.org.br e apresentar/enviar o comprovante juntamente com a documentação acima.
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Alteração de Registro Civil

Documentação:

  • Pedido formal dirigido à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datado e assinado (modelo abaixo);
  • Cópia da certidão casamento/nascimento averbada ou decisão judicial transitada em julgado.
  • Carteira de Identidade Profissional (original) para as devidas anotações;
  • Autorização para o envio de documentos pelos correios para profissionais que residirem em cidades diferentes da sede do CRB-6 (assinalar Carteira e/ou Cédula de Identidade Profissional – vide abaixo);
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Cancelamento - Registro Pessoa Jurídica

Documentação:

  • Solicitação de cancelamento dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, alegando os motivos (modelo abaixo);
  • Cópia do pedido de baixa ou alteração contratual, averbada no Cartório Jero Oliva ou Junta Comercial;
  • Declaração de próprio do responsável pela empresa, alegando que a empresa não irá prestar serviços (modelo abaixo);
  • Pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (o boleto é emitido no ato do pedido na secretaria ou enviado por e-mail, após o recebimento dos documentos);
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Cancelamento por Falecimento

Documentação:

  • Solicitação de cancelamento dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, alegando os motivos (modelo abaixo);
  • Cópia da Certidão de Óbito;
  • Carteira de Identidade Profissional – CIP (Original);
  • Cédula de Identidade Profissional (original);
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Cancelamento por não exercício

Documentação:

  • Solicitação de cancelamento dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, alegando os motivos (clique em baixar);
  • Declaração de próprio punho que não irá, e não exerce a profissão e se voltar a exercer comunicará o conselho (clique em baixar);
  • Ato de aposentadoria/exoneração (para servidores/empregados públicos);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os bibliotecários que tenham perdido o vínculo com o serviço público ou que estejam em outra função pública).
    Obs.: aos profissionais que estão trabalhando em outra função, e que estejam com o vínculo ativo junto a sua instituição, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).
  • Carteira de Identidade Profissional – CIP (Original);
  • Cédula de Identidade Profissional (original);
    Obs.: Caso o bibliotecário não tenha emitido o referido documento, comunicar na declaração de não exercício. Em caso de perda ou roubo de qualquer documento acima, providenciar boletim de ocorrência da Polícia Civil ou Militar.

Pagamento:

  • Haverá a disponibilidade do pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (se o procedimento for feito pelos correios o boleto será enviado por e-mail, após o recebimento dos documentos);

 

ATENÇÃO!

Conforme Resolução CFB Nº 121/2011:

O pedido de Cancelamento não se aplica ao bibliotecário no desempenho:

  1. de sua atividade como autônomo;
  2. de cargo, função ou emprego público, civil ou militar sob qualquer forma jurídica de contratação, desde que na posse ou para o exercício seja exigido formação em biblioteconomia ou registro no CRB.
  3. do magistério, quando o exercício decorre de seu diploma de Bibliotecário;
  4. de qualquer outra atividade com vínculo empregatício ou não, para cujo exercício seja indispensável à condição de Bibliotecário e documentalista ou graduado de nível superior, desde que neste caso, somente possua aquela qualificação;

Conforme Resolução CFB Nº 138/2015:

Deferido o pedido de Cancelamento pelo não exercício da profissão far-se-ão anotações de ocorrência na Carteira de Identidade Profissional – CIP e sua devolução ao profissional bibliotecário.

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Cédula de Identidade do Bibliotecário

Tudo pronto para a emissão da nova Cédula de Identidade do Bibliotecário, conforme modelo criado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). As solicitações deverão ser feitas presencialmente na sede do CRB-6 (consultar os dias de atendimento) ou com o envio da documentação por e-mail (secretaria@crb6.org.br).

Somente os profissionais adimplentes e com registro definitivo ativo podem requerer a nova identidade. O prazo de entrega é de aproximadamente 30 (trinta) dias após a solicitação, por meio de correspondência registrada ou retirada na sede.

O profissional deve comparecer/encaminhar os seguintes documentos:

  • Formulário preenchido (clique aqui para baixar);
  • 1 foto 3 x 4 (recente) com fundo branco (ou no formato JPEG – Tam. mínimo: 500kb);
  • CPF;
  • RG;
  • Titulo de eleitor.

Para aqueles que alteraram o nome em virtude de casamento/divórcio/decisão judicial é preciso apresentar também:

  • Carteira de Identidade Profissional (CIP)
  • Cópia e original da certidão de casamento ou cópia de decisão judicial transitada em julgado.

A emissão da primeira via da nova Cédula de Identidade do Bibliotecário é gratuita!

Dúvidas? Entre em contato conosco!

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Licença Temporária - Pessoa Física

Documentação:

  • Solicitação de Licença Temporária dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, alegando os motivos (modelo abaixo);
  • Declaração de próprio punho que não irá, e não exerce a profissão e se voltar a exercer comunicará o conselho (modelo abaixo);
  • Ato de aposentadoria/exoneração (para servidores/empregados públicos);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os bibliotecários que tenham perdido o vínculo com o serviço público ou que estejam em outra função pública).
    Obs.: aos profissionais que estão trabalhando em outra função, e que estejam com o vínculo ativo junto a sua instituição, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).
  • Carteira de Identidade Profissional – CIP (Original);
  • Cédula de Identidade Profissional (original);
    Obs.: Caso o bibliotecário não tenha emitido o referido documento, comunicar na declaração de não exercício. Em caso de perda ou roubo de qualquer documento acima, providenciar boletim de ocorrência da Polícia Civil ou Militar.

Pagamento:

  • Haverá a disponibilidade do pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (se o procedimento for feito pelos correios o boleto será enviado por e-mail, após o recebimento dos documentos);
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Licença Temporária - Registro de Pessoa Jurídica

Documentação:

  • Solicitação de Licença Temporária dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, alegando os motivos (modelo abaixo);
  • Cópia do pedido de baixa ou alteração contratual, averbada no Cartório Jero Oliva ou Junta Comercial ou declaração de inatividade da empresa/instituição atestada por contador;
  • Declaração de próprio do responsável pela empresa, alegando que a empresa não irá prestar serviços (modelo abaixo);
  • Pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (o boleto é emitido no ato do pedido na secretaria ou enviado por e-mail, após o recebimento dos documentos);
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Reativação - Pessoa Jurídica

Para as empresas que estão com o Registro em Licença Temporária.

Documentação:

  • Solicitação dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada (modelo abaixo);
  • Cópia do pedido de reativação ou alteração contratual, averbada no Cartório Jero Oliva ou Junta Comercial;
  • Cópia do contrato social e alterações contratuais ou estatuto (quando se tratar de instituição);
  • Pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (o boleto é emitido no ato do pedido na secretaria ou enviado por e-mail, após o recebimento dos documentos);
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Reativação

Para os profissionais que estão com o Registro em Licença Temporária.

Documentação: 

  • Solicitação dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada (modelo abaixo);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os empregados/servidores públicos).
    Obs.: aos profissionais que já estão trabalhando ou que tenham começado a trabalhar depois da colação de grau em Biblioteconomia, mesmo que em outra função, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).

Pagamento:

  • Pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (o boleto é enviado por e-mail ou gerado na secretaria após o recebimento dos documentos);

Formas de solicitação:

  • A documentação pode ser encaminhada por e-mail (secretaria@crb6.org.br), pelos correios (nosso endereço: Avenida Afonso Pena, 867/1112 – Centro – Belo Horizonte – MG | 30130-905) ou presencialmente na sede às segundas, quartas-feiras e sextas-feiras, de 8h às 17h.
    Assim que recebermos a documentação, providenciaremos a guia para o pagamento dos valores para a submissão do seu processo para análise em reunião plenária ordinária (encaminharemos a guia por e-mail). As reuniões futuras podem ser consultadas aqui.

Prazo:

  • Após o deferimento em reunião plenária ordinária, o prazo para a atualização dos documentos é de aproximadamente 30 (trinta) dias, mas é possível liberar a sua inscrição na plataforma de Serviços Online para que você consiga emitir a sua certidão de regularidade.
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Registro de Pessoa Jurídica

Para as empresas e instituições que prestam, executam ou exerçam serviços ou atividades de Biblioteconomia e Documentação.

Documentação:

  • Cópia do contrato social e alterações contratuais ou estatuto, quando se tratar de instituição;
  • Estrutura organizacional da empresa ou instituição;
  • Relação das funções ou atividades do setor técnico, na área de Biblioteconomia e Documentação (incluir no formulário abaixo);
  • Indicação do responsável ou responsáveis técnicos pelas atividades profissionais, bem como dos demais profissionais integrantes do quadro técnico da empresa ou instituição, na área de Biblioteconomia e Documentação (incluir no formulário abaixo);
  • Declaração do ou dos bibliotecários, aceitando o(s) encargo(s);
  • Declaração assinada pelos dirigentes da empresa ou instituição que assegure absoluta independência técnica ao(s) bibliotecário(s) responsável (eis).

Pagamento:

  • Taxa de Inscrição (consultar valor);
  • Anuidade proporcional à data de protocolo ou a partir da data de comprovação do exercício das atividades de biblioteconomia e documentação. (consultar valores com a secretaria do CRB-6).

Formulário:

  • Formulário de Inscrição (deve ser preenchido e assinado para momento da inscrição – modelo abaixo);
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Registro Definitivo

Para os bibliotecários que já possuem o Diploma.

Documentação:

  • Cópia do diploma digital ou cópia autenticada do diploma físico;
  • 02 fotos 3 x 4 (recentes e iguais);

Cópia:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • C.P.F.;
  • Titulo eleitoral;
  • Comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turno) ou certidão de quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral;
  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de residência expedido com data máxima de 03 (três) meses antes da solicitação de Registro;
  • Certificado de reservista (para o sexo masculino);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os empregados/servidores públicos).
    Obs.: aos profissionais que já estão trabalhando ou que tenham começado a trabalhar depois da colação de grau em Biblioteconomia, mesmo que em outra função, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).

Formulários:

  • Ficha de Inscrição (deve ser preenchida e assinada para momento da inscrição – modelo abaixo);
  • Ficha de Registro Definitivo (deve ser preenchida e assinada para momento da inscrição – modelo abaixo);
  • Termo de Compromisso (deve ser preenchido, rubricado e assinado nas duas folhas – modelo abaixo).
  • Autorização para o envio de documentos pelos correios (assinalar Diploma Original e Carteira de Identidade Profissional – modelo abaixo).

Pagamento:

  • Taxa de Inscrição (R$ 75,60);
  • Anuidade proporcional à data de protocolo ou a partir da data de comprovação do exercício da função de Bibliotecário (valor original R$ 498,34).
    Obs.: o profissional que ainda não tenha iniciado as atividades privativas do bibliotecário e irá realizar o primeiro registro terá direito ao desconto de 50% do valor da anuidade proporcional do ano corrente.

Formas de solicitação:

  • A documentação pode ser encaminhada pelos correios (nosso endereço: Avenida Afonso Pena, 867/1112 – Centro – Belo Horizonte – MG | 30130-905) ou entregue de forma presencial na sede às segundas, quartas-feiras e sextas-feiras, de 8h às 17h. Assim que recebermos a documentação, providenciaremos a guia para o pagamento dos valores mencionados para a submissão do seu processo para análise em reunião plenária ordinária (encaminharemos a guia por e-mail). As reuniões futuras podem ser consultadas aqui.

Prazo:

  • Após o deferimento em reunião plenária ordinária, o prazo para a confecção dos documentos é de aproximadamente 30 (trinta) dias, mas é possível liberar a sua inscrição na plataforma de Serviços Online para que você consiga emitir a sua certidão de regularidade.
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Registro Provisório para Definitivo (não vencido)

Para profissionais que solicitarem o Registro Definitivo dentro da validade do Registro Provisório.

Documentação:

  • Diploma digital e/ou cópia autenticada;
  • 02 fotos 3 x 4 (recentes e iguais);
  • Cartão de Registro Provisório original;

Formulários:

  • Ficha Registro Definitivo (deve estar preenchida e assinada para momento da inscrição – modelo abaixo);
  • Autorização para o envio de documentos pelos correios (assinalar diploma original e carteira profissional – modelo abaixo).

Pagamento:

Não possuir o débito anterior e estar em dia com o pagamento da anuidade do ano de solicitação.

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Registro Provisório para Definitivo (vencido)

Para profissionais que solicitarem o Registro Definitivo após o prazo de validade do Registro Provisório.

 

Documentação:

  • Diploma digital e/ou cópia autenticada;
  • 02 fotos 3 x 4 (recentes e iguais);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os empregados/servidores públicos).
    Obs.: aos profissionais que já estão trabalhando ou que tenham começado a trabalhar depois da colação de grau em Biblioteconomia, mesmo que em outra função, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).
  • Cópia do comprovante de residência expedido com data máxima de 03 (três) meses antes da solicitação de Registro;
  • Cartão de Registro Provisório original;

Formulários:

  • Ficha de Inscrição (deve ser preenchida, assinada para momento da inscrição – modelo abaixo);
  • Ficha Registro Definitivo (deve estar preenchida e assinada para momento da inscrição – modelo abaixo);
  • Termo de Compromisso (deve ser preenchido, rubricado e assinado nas duas folhas – modelo abaixo).
  • Autorização para o envio de documentos pelos correios (assinalar diploma original e carteira profissional – modelo abaixo).

Pagamento:

  • Taxa de Inscrição (consultar valor);
  • Não possuir o débito anterior e estar em dia com o pagamento da anuidade do ano de solicitação.
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Registro Provisório

Para os bibliotecários que ainda não receberam o diploma.

Documentação (cópia):

  • Declaração da Escola atualizada que conste a data de colação de grau (uma dos últimos 02 meses);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • C.P.F. e Carteira de identidade;
  • Titulo eleitoral;
  • Comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turno) ou certidão de quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral;
  • Comprovante de residência expedido com data máxima de 03 (três) meses antes da solicitação de Registro;
  • Certificado de reservista (para sexo masculino);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os empregados/servidores públicos).
    Obs.: aos profissionais que já estão trabalhando ou que tenham começado a trabalhar depois da colação de grau em Biblioteconomia, mesmo que em outra função, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).
  • 01 foto 3 x 4 (recente);

Pagamento:

  • Taxa de Inscrição (R$ 75,60);
  • Anuidade proporcional à data de protocolo ou a partir da data de comprovação do exercício da função de Bibliotecário (valor original R$ 498,34).
    Obs.: o profissional que ainda não tenha iniciado as atividades privativas do bibliotecário e irá realizar o primeiro registro terá direito ao desconto de 50% do valor da anuidade proporcional do ano corrente.

Formulários:

  • Ficha de Inscrição (deve ser preenchida, assinada e enviada ao CRB-6 para momento da inscrição – vide abaixo);
  • Ficha Registro Provisório (deve ser preenchida, assinada e enviada ao CRB-6 para momento da inscrição – vide abaixo);
  • Termo de Compromisso (deve ser preenchido, rubricado e assinado nas duas folhas – vide abaixo).
  • Autorização para o envio de documentos pelos correios (assinalar cartão de registro provisório – vide abaixo).

Formas de solicitação:

  • A documentação pode ser encaminhada pelos correios (nosso endereço: Avenida Afonso Pena, 867/1112 – Centro – Belo Horizonte – MG | 30130-905) ou entregue de forma presencial na sede às segundas, quartas-feiras e sextas-feiras, de 8h às 17h. Assim que recebermos a documentação, providenciaremos a guia para o pagamento dos valores mencionados para a submissão do seu processo para análise em reunião plenária ordinária (encaminharemos a guia por e-mail). As reuniões futuras podem ser consultadas aqui.

Prazo:

  • Após o deferimento em reunião plenária ordinária, o prazo para a confecção dos documentos é de aproximadamente 30 (trinta) dias, mas é possível liberar a sua inscrição na plataforma de Serviços Online para que você consiga emitir a sua certidão de regularidade.
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Registro Secundário - Pessoa Jurídica

Para as empresas que precisam atuar em duas ou mais jurisdições simultaneamente.

Documentação:

 

  • Solicitação de Registro Secundário dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada;
  • Certidão do CRB principal, indicando que a empresa requerente está em dia com as anuidades e não está respondendo processo nenhum processo ético disciplinar;
  • Contrato social e alterações contratuais ou estatuto, quando se tratar de instituição (cópia autenticada em cartório);
  • Estrutura organizacional da empresa ou instituição;
  • Relação das funções ou atividades do setor técnico, na área de Biblioteconomia e Documentação (incluir no formulário abaixo);
  • Indicação do responsável ou responsáveis técnicos pelas atividades profissionais, bem como dos demais profissionais integrantes do quadro técnico da empresa ou instituição, na área de Biblioteconomia e Documentação (incluir no formulário abaixo);
  • Declaração do ou dos bibliotecários, aceitando o(s) encargo(s);
  • Declaração assinada pelos dirigentes da empresa ou instituição que assegure absoluta independência técnica ao(s) bibliotecário(s) responsável (eis).

 

OBSERVAÇÃO¹: as cópias dos documentos acima mencionados não precisarão estar autenticadas, caso estejam acompanhadas do original.

 

Pagamento:

  • Anuidade proporcional à data de protocolo ou a partir da data de comprovação do exercício das atividades de biblioteconomia e documentação. (consultar valores com a secretaria do CRB-6).

Formulário:

  • Formulário de Inscrição (deve ser preenchido e assinado para momento da inscrição – modelo abaixo);
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Registro Secundário para outra jurisdição (pessoa física)

Para os bibliotecários que precisam atuar em duas ou mais jurisdições simultaneamente.

Formulário:

 

  • Solicitação de Certidão Registro Secundário dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada (modelo abaixo);

 

Pagamento:

  • Taxa de certidão de registro Secundário
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Registro Secundário para outra jurisdição (pessoa jurídica)

Para as empresas/instituições que precisam atuar em duas ou mais jurisdições simultaneamente.

Formulário:

 

  • Solicitação de Certidão Registro Secundário dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada (modelo abaixo);

 

Pagamento:

  • Taxa de certidão de registro Secundário
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Registro Secundário

Para os bibliotecários que precisam atuar em duas ou mais jurisdições simultaneamente.

Documentação: 

  • Cópia do diploma digital ou cópia autenticada do diploma físico;
  • Solicitação de Registro Secundário dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada (modelo abaixo);
  • Certidão do CRB principal, indicando que o requerente está em dia com as anuidades e não está respondendo processo nenhum processo ético disciplinar;
  • Cópia da identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do Titulo de eleitor e comprovante de votação 1º e 2º turno;
  • 01 Foto 3×4 recente;
  • Carteira de identidade Profissional – CIP (original);
  • Comprovante de residência expedido com data máxima de 03 (três) meses antes da solicitação de Registro;
  • Certificado de reservista (para sexo masculino);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os empregados/servidores públicos).
    Obs.: aos profissionais que já estão trabalhando ou que tenham começado a trabalhar depois da colação de grau em Biblioteconomia, mesmo que em outra função, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).

Pagamento:

  • Anuidade proporcional à data de protocolo ou a partir da data de comprovação do exercício da função de Bibliotecário (valor original R$ 483,83).

Formulários:

  • Ficha de Registro Secundário (deve ser preenchida e assinada para momento da inscrição – modelo abaixo);
  • Termo de Compromisso (deve ser preenchido, rubricado e assinado nas duas folhas – modelo abaixo).
  • Autorização para o envio de documentos pelos correios (assinalar Diploma Original e Carteira de Identidade Profissional – modelo abaixo).

Formas de solicitação:

  • A documentação pode ser encaminhada pelos correios (nosso endereço: Avenida Afonso Pena, 867/1112 – Centro – Belo Horizonte – MG | 30130-905) ou entregue de forma presencial na sede às segundas, quartas-feiras e sextas-feiras, de 8h às 17h. Assim que recebermos a documentação, providenciaremos a guia para o pagamento dos valores mencionados para a submissão do seu processo para análise em reunião plenária ordinária (encaminharemos a guia por e-mail). As reuniões futuras podem ser consultadas aqui.

Prazo:

  • Após o deferimento em reunião plenária ordinária, o prazo para a confecção dos documentos é de aproximadamente 30 (trinta) dias, mas é possível liberar a sua inscrição na plataforma de Serviços Online para que você consiga emitir a sua certidão de regularidade. 
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Reintegração - Pessoa Física

Para os profissionais que estão com o registro Cancelado.

 Documentação: 

  • Solicitação dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada (modelo abaixo);
  • Carteira de trabalho digital: acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e imprimir o relatório em PDF gerado pelo mesmo, selecionando “todos os dados carteira”. É necessário fazer o acesso com a conta “gov.br” (o documento é obrigatório também para os empregados/servidores públicos).
    Obs.: aos profissionais que já estão trabalhando ou que tenham começado a trabalhar depois da colação de grau em Biblioteconomia, mesmo que em outra função, apresentar declaração do bibliotecário responsável (assinada e com número do CRB do mesmo) ou caso não tenha biblioteca na instituição, apresentar declaração do chefe imediato ou Recursos Humanos, informando: data de admissão/posse, cargo e funções (é necessário descrever as atividades exercidas no cargo).
  • Carteira de Identidade Profissional – CIP (original);
    Obs.: Em caso de perda ou roubo do documento, é necessário providenciar boletim de ocorrência da Polícia Civil ou Militar.

Pagamento:

  • Pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (o boleto é enviado por e-mail ou gerado na secretaria após o recebimento dos documentos);
  • Pagamento da taxa de Reintegração – R$ 38,40 (o boleto é enviado por e-mail ou gerado na secretaria após o recebimento dos documentos);

Formas de solicitação:

  • A documentação pode ser encaminhada pelos correios (nosso endereço: Avenida Afonso Pena, 867/1112 – Centro – Belo Horizonte – MG | 30130-905) ou entregue presencialmente na sede às segundas, quartas-feiras e sextas-feiras, de 8h às 17h.
    Assim que recebermos a documentação, providenciaremos a guia para o pagamento dos valores para a submissão do seu processo para análise em reunião plenária ordinária (encaminharemos a guia por e-mail). As reuniões futuras podem ser consultadas aqui.

Prazo:

  • Após o deferimento em reunião plenária ordinária, o prazo para a atualização dos documentos é de aproximadamente 30 (trinta) dias, mas é possível liberar a sua inscrição na plataforma de Serviços Online para que você consiga emitir a sua certidão de regularidade.
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Reintegração - Registro de Pessoa Jurídica

Para as empresas ou instituições que estão com o registro Cancelado.

 Documentação:

 

  • Solicitação dirigida à (ao) presidente do CRB-6ª Região, datada e assinada (modelo abaixo);
  • Cópia autenticada em cartório de pedido de reativação ou alteração contratual, averbada no Cartório Jero Oliva ou Junta Comercial;
  • Cópia autenticada em cartório do contrato social e alterações contratuais ou estatuto, quando se tratar de instituição;
  • Pagamento da anuidade proporcional, considerando o mês de solicitação do pedido (o boleto é emitido no ato do pedido na secretaria ou enviado por e-mail, após o recebimento dos documentos);
  • Pagamento da taxa de Reintegração (o boleto é enviado por e-mail ou gerado na secretaria após o recebimento dos documentos);

 

OBSERVAÇÃO: as cópias dos documentos acima mencionados não precisarão estar autenticadas, caso estejam acompanhadas do original.

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Transferência para o CRB-6 - Pessoa Física

  • Pedido formal dirigido à (ao) presidente do CRB-6ª Região solicitando a transferência, indicando os novos endereços residencial e comercial, datado e assinado (modelo abaixo);

RELAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE BIBLIOTECONOMIA

 

  • CRB-1: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • CRB-2: Pará, Amapá e Tocantins
  • CRB-3: Ceará e Piauí
  • CRB-4: Pernambuco e Alagoas
  • CRB-5: Bahia e Sergipe
  • CRB-6: Minas Gerais e Espírito Santo
  • CRB-7: Rio de Janeiro
  • CRB-8: São Paulo
  • CRB-9: Paraná
  • CRB-10: Rio Grande do Sul
  • CRB-11: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima
  • CRB-13: Maranhão
  • CRB-14: Santa Catarina
  • CRB-15: Paraíba e Rio Grande do Norte
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Transferência para o CRB-6 - Pessoa Jurídica

  • Pedido formal dirigido à (ao) presidente do CRB-6ª Região solicitando a transferência, indicando os novos endereços e contatos, datado e assinado (modelo abaixo);
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Transferência para outro CRB - Pessoa Física

  

  • Pedido formal dirigido à (ao) presidente do CRB-6ª Região, solicitando a transferência indicando o destino e novo endereço para correspondência, datado e assinado (modelo abaixo);
  • Carteira de Identidade Profissional (original);
  • Cédula de Identidade Profissional (original);
    Obs.: Caso o bibliotecário não tenha emitido o referido documento será preciso declarar de próprio punho.
    Em caso de perda ou roubo de qualquer documento acima, providenciar B.O. (Boletim de Ocorrência da Polícia Civil ou Militar).
  • Pagamento de taxa (enviada por e-mail ou emitida no dia do protocolo na secretaria, após o recebimento/entrega dos documentos);
  • Não possuir débito anterior e estar e dia com anuidade no CRB-6;

RELAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE BIBLIOTECONOMIA 

  • CRB-1: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • CRB-2: Pará, Amapá e Tocantins
  • CRB-3: Ceará e Piauí
  • CRB-4: Pernambuco e Alagoas
  • CRB-5: Bahia e Sergipe
  • CRB-6: Minas Gerais e Espírito Santo
  • CRB-7: Rio de Janeiro
  • CRB-8: São Paulo
  • CRB-9: Paraná
  • CRB-10: Rio Grande do Sul
  • CRB-11: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima
  • CRB-13: Maranhão
  • CRB-14: Santa Catarina
  • CRB-15: Paraíba e Rio Grande do Norte
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Transferência para outro CRB - Pessoa Jurídica

  • Pedido formal dirigido à (ao) presidente do CRB-6ª Região, solicitando a transferência indicando o destino e novo endereço para correspondência, datado e assinado (modelo abaixo);
  • Pagamento de taxa (enviada por e-mail ou emitida no dia do protocolo na secretaria, após o recebimento/entrega dos documentos);
  • Não possuir débito anterior e estar e dia com anuidade no CRB-6;

RELAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE BIBLIOTECONOMIA

  • CRB-1: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • CRB-2: Pará, Amapá e Tocantins
  • CRB-3: Ceará e Piauí
  • CRB-4: Pernambuco e Alagoas
  • CRB-5: Bahia e Sergipe
  • CRB-6: Minas Gerais e Espírito Santo
  • CRB-7: Rio de Janeiro
  • CRB-8: São Paulo
  • CRB-9: Paraná
  • CRB-10: Rio Grande do Sul
  • CRB-11: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima
  • CRB-13: Maranhão
  • CRB-14: Santa Catarina
  • CRB-15: Paraíba e Rio Grande do Norte
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