A Bibliotecária capixaba Camila Nábias Ferrari (CRB-6/982ES) trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdeci Cezário, em Cariacica (ES), e desenvolve diversos projetos educativos e culturais para os alunos da instituição.
Camila conta que a biblioteconomia surgiu na sua vida durante suas pesquisas após realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Vi vários cursos que me interessavam e, em destaque, o de biblioteconomia. Pesquisei sobre o curso e percebi que o mesmo era pouco conhecido, mas, durante a pesquisa, fiz várias descobertas e, uma delas, foi em relação a Lei nº 12.244/2010, a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares e, a partir de então, percebi que a profissão de Bibliotecário me renderia muitos frutos no futuro”, revelou a profissional.
Enquanto estava na graduação, o que mais chamou sua atenção foi o leque de atuação, “por não se limitar a quatro paredes de uma biblioteca. Somos profissionais da informação, sendo assim, onde tem informação, nós profissionais Bibliotecários, podemos atuar”.
Atualmente, a profissional que trabalha no setor público, tem como principal objetivo, promover atividades e projetos que estimulem a participação dos alunos e sua relação com a leitura e a cultura. Camila conta que procura desenvolver um projeto por mês com os alunos, “na maioria das vezes, os temas se casam com o conteúdo que será trabalhado em sala de aula durante um determinado período. Até o presente momento, desenvolvi quatro projetos”.
Durante o mês de março foi realizada uma palestra com o tema “Alimentação saudável“. A iniciativa buscou conscientizar os alunos sobre a importância de hábitos saudáveis para celebrar o Dia da Saúde e Nutrição, comemorado no dia 31.
No mês de abril, a profissional desenvolveu atividades voltadas para a celebração do Dia do Livro Infantil, comemorado no dia 18 do mês. Segundo a Bibliotecária, as turmas frequentaram a biblioteca e tiveram a oportunidade de assistir a um episódio da série “O Sítio do Picapau Amarelo” e confeccionar um mini livro dos personagens. A atividade teve como objetivo incentivar o interesse pela leitura desde a infância.
Em maio, o tema trabalhado na biblioteca foi a família. Através da contação de histórias e atividades de representação familiar, Camila proporcionou aos alunos uma reflexão sobre a diversidade e importância de cada núcleo familiar.
No mês de junho, dois projetos foram desenvolvidos. O primeiro abordou o meio ambiente, que é celebrado no dia 05 de junho e a profissional explorou questões como degradação ambiental, consumo consciente e coleta seletiva.
Já o segundo projeto focou no aniversário da cidade de Cariacica, comemorado no dia 24 do mesmo mês, o objetivo das atividades desenvolvidas foi ressaltar aspectos culturais e valorizar o patrimônio histórico e artesanal local.
Apesar das conquistas e projetos realizados até o momento, Camila ainda almeja diversos objetivos como Bibliotecária. Entre eles, destacam-se a aprovação em um concurso público, a realização de mestrado e doutorado, bem como a oportunidade de trabalhar como profissional da informação em outros contextos além das bibliotecas.