Projeto digitaliza documentos históricos da região
Para entender como era o passado, nada melhor do que consultar as produções da época. Observar jornais, fotografias, revistas e documentos oferece um panorama de como as pessoas viviam. Melhor ainda quando temos a oportunidade de ler os relatos produzidos por elas mesmas. Graças ao Centro de Documentação e Arquivos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a população do Vale do Mucuri agora possui acesso completo a esse material.
Iniciado em fevereiro de 2016, o projeto tem como objetivo mapear, identificar, catalogar e produzir arquivos digitais para resgatar a história do Vale. Para isso, os participantes vão atrás de documentos mantidos sob a guarda de proprietários locais ou espalhados pelo Brasil. Essa primeira fase mapeou todo o material disponível em Teófilo Otoni (MG). Em agosto deste ano, um grande acervo digitalizado foi entregue à biblioteca do Campus do Mucuri, localizada na cidade.
Todo esse material pode ser consultado pela comunidade acadêmica e pela população em geral. Para isso, basta fazer uma visita à biblioteca. Ela fica no campus da UFVJM e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados letivos, das 8h às 12h.