Há 45 anos, a Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, em Mateus Leme (MG), leva cultura para os visitantes que a frequentam. A responsável pelo espaço é a bibliotecária Maria Regina de Oliveira Alcântara (CRB-6/2784), juntamente com mais três funcionários.
Com o intuito de tornar os moradores da cidade usuários frequentes da biblioteca e manter a instituição em evidência, diversos eventos são realizados durante o ano. Entre eles, exposições, projetos e circuitos.
Atualmente, o espaço abriga o Circuito Tela Verde (CTV), que teve início no dia 25 junho e segue até 30 de setembro. O evento promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental, exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.
O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educativos por materiais pedagógicos multimídia. Também procura oferecer conteúdo a inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.
A biblioteca foi contemplada como um espaço exibidor. Palestrantes da área ambiental são convidados para ministrarem palestras para os estudantes. Uma mesa literária é composta por livros e materiais diversos sobre o tema abordado, que são disponibilizados para empréstimo.
O CTV é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura.
Outros eventos
Exposições itinerantes
Reúnem um conjunto de painéis ou banners ilustrados e coloridos. “Essas exposições são disponibilizadas às bibliotecas públicas que as solicitam. Solicitei e, a partir daí, várias atividades foram desenvolvidas, como visitas agendadas por escolas, debates sobre o tema do autor, dramatizações, musicalização de poemas e Hora do Conto. Criamos um universo de possibilidades para estimular a leitura”, explica Maria Regina.
Vinte e três exposições itinerantes já passaram pela Biblioteca Pública Geraldo Alves de Oliveira.
Exposições Raízes da Terra
O projeto Raízes da Terra tem como objetivo divulgar a cultura local por meio de fotografias e documentos. Exposições que resgatam a memória têm sido realizadas. Algumas delas foram:
- Memórias da Cavalhada Feminina e Masculina, que inclui fotos, indumentárias e documentos
- Memórias Carnavalescas, com fotos, jornais, indumentárias e documentos antigos
- Memórias de Mateus Leme, com fotos, livros, jornais e documentos
- Exposição Itinerante Milagres e Deslumbramentos, da escritora mateus-lemense Irene de Melloneves.
A exemplo das exposições da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, criamos um conjunto de painéis literários em homenagem a Irene de Melloneves seguindo o mesmo estilo. Irene nasceu em Mateus Leme e é conhecida em todo o Brasil – inclusive consta da Enciclopédia de Literatura Brasileira de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, Edição do Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional, na página 1051 da edição de 2001.
O conjunto de Painéis Literários em homenagem à escritora tornou suas obras mais conhecidas na região. Com isso, mais professores levaram Melloneves para a sala de aula e um maior número de usuários passou a ler suas obras.
Projeto Consciência Negra e Identidade
O objetivo desse projeto é propiciar à comunidade o contato com a cultura afrodescendente para resgatar e fortalecer as raízes e promover a igualdade racial. “Já foram exibidos documentários e indumentárias, entre outros objetos. Além disso, são realizadas palestras e oficinas de literatura afro, tranças e turbantes. Esse trabalho serve como reflexão e estimula mudanças no modo de lidar com a cultura afro-brasileira”, conta Maria Regina.
Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira:
– Inauguração: 10 de maio de 1970 (completou 45 anos em 2015)
– Acervo: 19 mil títulos, entre livros, periódicos e multimídia
– Empréstimos mensais: cerca de 350
– Visitantes mensais: em torno de 480, chegando a 700 em períodos que concentram a realização de eventos
Serviço
Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira
Rua dos Funcionários, 23 – Centro – Mateus Leme/MG
Telefone: (31)3535-3902
E-mail: bibliotecapml@yahoo.com.br
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Facebook: Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira