A “Casa do Saber” é uma Biblioteca ao ar livre no bairro Nova Granada, região Oeste de Belo Horizonte, criada a partir do incêndio da “Casa da árvore”, em outubro de 2017, contando com acervo superior a mais de 20 mil livros.
A Casa na árvore foi um projeto de iniciativa do morador de rua Klinger Douglas e outros dois companheiros, começando o empréstimo com doações de pessoas da comunidade. Após o incêndio, em que parte de tudo que havia sido construído foi destruído, o projeto tem como símbolo uma fênix e se reinventou com a ajuda da prefeitura, sendo uma Biblioteca a céu aberto, conhecida como “Casa do Saber”.
A prefeitura de Belo Horizonte montou estantes para abrigar os títulos, no mesmo lugar onde era a “Casa da árvore” e Douglas, com auxílio de voluntários, ajuda a manter essa diversidade de obras dividas em várias categorias como literaturas brasileira, estrangeira e infanto-juvenil.
Trata-se de uma das possíveis ações para valorizar e estimular a leitura. Todos os títulos estão disponíveis para a comunidade.