A proximidade das eleições trouxe solicitações de diversos candidatos para apresentar suas pautas nas áreas de bibliotecas, livros, leitura, cultura e educação ao Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). O presidente da atual gestão, Álamo Chaves (CRB-6/2790), conversou com todos os candidatos que procuraram o Conselho, independente de partido político ou posição partidária. É importante pontuar que o CRB-6, como autarquia federal, não pode tomar partido, mas está aberto a ouvir as propostas de quaisquer candidatos a cargos eletivos que queiram nos procurar, colaborando com o desenvolvimento de pautas ligadas à Biblioteconomia nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
A maior parte dos encontros foram realizados na sede do CRB-6, em Belo Horizonte. Para todos os candidatos, Álamo apresentou a Carta Aberta às Presidenciáveis e aos Presidenciáveis, produzida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), e já divulgada pelo CRB-6. O presidente apresentou aos candidatos as principais demandas dos Bibliotecários, como o cumprimento da Lei Federal 12.244/2010, motivo de muito debate e fiscalizações por parte do Conselho.
Um dos principais temas de discussão com os candidatos foi o fechamento de cerca de 200 bibliotecas públicas municipais no Estado de Minas Gerais ao longo da pandemia de covid-19, segundo estimativas. O presidente explicou que, na maior parte dos municípios mineiros, a biblioteca pública é o único equipamento cultural existente e que o fechamento dessas unidades impactou negativamente a vida de milhares de pessoas, sobretudo os moradores de cidades pequenas, nas quais as bibliotecas eram o único tipo de lazer.
Também foi discutida a situação no cenário de sucateamento das bibliotecas nas escolas estaduais, em Minas Gerais. Segundo Álamo, “na maioria das escolas estaduais, não existem bibliotecas, mas, sim, depósitos de livros, geralmente administrados por leigos, como professores afastados, pedagogos ou mesmo por auxiliares de nível médio”. O presidente explicou que o Estado não cumpre a Lei Federal 12.244/2010 e que, por esse motivo, “foi aplicada uma multa no Estado como forma de pressionar o Executivo a implantar bibliotecas com Bibliotecários nas escolas estaduais”. Nesse âmbito, discutiu-se a ausência de profissionais legalmente habilitados nas escolas e a omissão do executivo.
Álamo sugeriu, ainda, projetos para implantar bibliotecas e projetos de leitura na ressocialização de pessoas privadas de liberdade, uma vez que oferecem a possibilidade de remição de penas. Para este objetivo, o presidente propôs a existência de bibliotecas nos presídios com o objetivo de incentivar a leitura entre os ressocializandos. Além dos presídios, o presidente também comentou sobre a necessidade da democratização do acesso a bibliotecas em hospitais públicos, sobretudo em locais de vulnerabilidade social. A prática é comum em hospitais privados, que oferecem acesso à leitura para pessoas que passam longos períodos internadas.
Confira a agenda:
21 de setembro:
Candidato a deputado estadual Guilherme Santos – Democracia Cristã (DC)

O presidente do CRB-6 Álamo Chaves, o candidato a deputado Miltinho e o assistente de Diretoria Mário Diógenes, da direita para a esquerda, respectivamente.
O candidato entrou em contato por defender uma pauta relacionada à entidade, a leitura e a profissão do Bibliotecário. Guilherme é jornalista, graduado pela PUC Minas, gestor público e escritor, tendo lançado seu primeiro romance, A Morte do Filho do Rei, em 2018, e o segundo, O Coração do Imperador, em 2022. A conversa foi produtiva, demonstrando a preocupação do candidato com a leitura e a alfabetização, cujas taxas caíram consideravelmente de 2019 para 2021. Você pode acompanhar o vídeo registro da visita aqui.
27 de setembro:

Presidente Álamo e candidata Luiza Dulci.
Candidata a deputada estadual Luiza Dulci – Partido dos Trabalhadores (PT)
A candidata é economista graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além do presidente Álamo e da candidata Luiza Dulci, também estiveram presentes os membros da sua equipe de campanha. A reunião tratou de assuntos referentes às políticas públicas sobre as bibliotecas em Minas Gerais e à democratização do acesso às bibliotecas públicas. A candidata Luiza Dulci se mostrou favorável às colocações apresentadas pelo CRB-6 e disse que pretende pautar o assunto em futuras reuniões.
28 de setembro:
Candidato a deputado federal Paulo Lamac – Partido Rede Sustentabilidade (Rede)

Da esquerda para a direita: Mário Diógenes, Assistente de Diretoria, Candidato a deputado federal Paulo Lamac, presidente Àlamo Chaves e Rosana Trivelato (CRB-6/1889), diretora administrativa do CRB-6.
O candidato a deputado federal Paulo Lamac foi Vice-Prefeito de Belo Horizonte com Kalil (2017-2020), deputado estadual por dois mandatos e vereador em Belo Horizonte, e atualmente atua como porta-voz do partido em Minas Gerais. É um dos fundadores da Associação Pré-UFMG, instituição sem fins lucrativos que facilita o acesso de estudantes de baixa renda às universidades públicas, tendo graduado pela (UFMG) em Engenharia e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas. O candidato valoriza a educação em seus projetos, sendo um ávido leitor. Você pode acompanhar o vídeo registro da entrevista aqui.
Candidato a deputado federal Lucas Paulino – Partido Rede Sustentabilidade (Rede)
O candidato, que é advogado com doutorado em Direito pela UFMG, informou ter grande preocupação com a Educação e Cultura como um todo, e que não tem uma pauta específica para a área de bibliotecas, mas que todo projeto nessa área seria bem-vindo. Na conversa com o presidente do CRB-6, se posicionou favorável às demandas dos Bibliotecários mineiros e disse estar aberto a conversas e ao diálogo com a classe, se colocando à disposição dos profissionais. Além disso, o candidato disse que pode costurar um projeto em nível federal de políticas públicas voltadas para a área de bibliotecas. A conversa do candidato com o presidente ocorreu por telefone.
Candidata a deputada estadual Polly do Amaral – Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Candidata Polly do Amaral e o presidente do CRB-6 Álamo Chaves.
Pollyanna do Amaral é mãe de 3 filhas, doula e ativista há 15 anos pelos direitos das mulheres, mães, crianças e famílias, por justiça social, em defesa do SUS e da Educação. Formada em Ciência da Computação (UFMG), atua na participação ativa de mulheres-mães nos espaços de poder e da política. Para ela é importante garantir o olhar e a perspectiva de mulheres, mães e crianças para a formulação e execução de soluções para os problemas da vida cotidiana
29 de setembro:

Álamo Chaves, presidente do CRB-6 e o candidato Miltinho.
Candidato a deputado federal Miltinho, atual vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte – Partido Democrático Trabalhista (PDT)
O candidato atua na proteção e defesa dos animais em BH e na região metropolitana há 10 anos, com atuação no grupo voluntário Resgate Animal Rio Arrudas. É vereador de Belo Horizonte, eleito pela causa, na qual ajudou a resgatar, cuidar e garantir adoção responsável para mais de 500 animais. Em seus projetos prioritários, inclui a defesa da “Universalização das bibliotecas com Bibliotecários: Garantir acesso ao livro, à pesquisa, à leitura, à literatura a todas as crianças e adolescentes, com programas e profissionais qualificados no ambiente da biblioteca, fazendo cumprir à lei que toda escola deve ter biblioteca com bibliotecário.” Caso eleito, o candidato se compromete a levar para Brasília as demandas apresentadas pelo presidente Álamo.