A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), lançou a plataforma Bibliotecas.BR na abertura do 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD 2022). Inspirada em ação da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), o Library Map of the World (LMW), a plataforma Bibliotecas.Br deverá mapear todas as bibliotecas brasileiras: conhecer onde estão situadas, seus espaços, recursos e serviços oferecidos, oferecendo um panorama geral das bibliotecas nacionais.
Existe no Brasil uma dificuldade histórica para manter a continuidade das iniciativas de mapeamento das bibliotecas, que foram sendo descontinuadas, causando um apagão de informações sobre quais são, onde estão e como atuam as bibliotecas brasileiras, em suas mais diversas realidades. A FEBAB, na qualidade de órgão de classe, assumiu a tarefa de preencher esta lacuna criando um serviço permanente de informação.
A coordenação dos dados no Brasil, para alimentar o Mapa da IFLA, já é uma responsabilidade da Federação. O uso de informações qualificadas é essencial para a tomada de decisão, ações programáticas, formulação de políticas públicas, produção de estudos e diagnósticos e geração de indicadores em âmbito nacional. São também importantes para ações da sociedade civil, sendo amplamente utilizados em instituições públicas e privadas, empresas de informação, bibliotecas, instituições de ensino e pesquisa e outros, além de contribuírem para a participação das bibliotecas brasileiras nas diferentes Seções e Grupos da IFLA.
A ideia de criar a plataforma Bibliotecas.Br surgiu a partir da atualização da base de dados sobre as bibliotecas universitárias brasileiras (Bases BIBES) da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU). A plataforma será um instrumento para subsidiar ações de advocacy desenvolvidas pela FEBAB e por suas associações filiadas, disponibilizando dados que serão atualizados constantemente, permitindo análises e séries históricas para estimular projetos, programas desenvolvidos pela FEBAB, universidades e demais instituições de ensino, pesquisa e extensão, e programas governamentais e não governamentais.
Para a implantação do serviço, foi construída uma plataforma web de coleta, organização e disseminação de dados e informações de forma regular. A tipologia padrão foi estabelecida considerando o entendimento dos diferentes tipos de bibliotecas. Segundo o site da FEBAB, “grande parte das definições adotadas foram extraídas do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, de Cunha e Cavalcanti (2008), do Glossário do LMW, dos guias da IFLA para os diferentes tipos de bibliotecas, da legislação vigente e de documentos governamentais e acadêmicos que tratam dos temas abordados”.
O lançamento da plataforma foi feito durante a palestra “Plataforma Bibliotecas BR: Mapeamento das Bibliotecas Brasileiras”, com a participação dos Bibliotecários Profa. Dra. Elisa Machado, Maria Carmen Romcy de Carvalho, Sigrid Karin Weiss, Adriana Ferrari e Jorge do Prado, presidente da FEBAB. Anualmente, os dados da plataforma Bibliotecas.BR serão a base para alimentar o Mapa da IFLA, mapeando as bibliotecas brasileiras em seus diferentes tipos: comunitárias, escolares, especiais, especializadas, governamentais, públicas e universitárias.
A FEBAB convida a todas as instituições, empresas e Bibliotecários para se comprometer e colaborar para manter a atualização e integridade na implantação e continuidade desta importante ferramenta de trabalho em prol das bibliotecas brasileiras.