Nota Pública
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem a público reforçar seu compromisso no combate às fake news e repudiar as recentes declarações do Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro, ao reforçar denúncias infundadas sobre o sistema eleitoral brasileiro. A disseminação de informações falsas é um mal que ataca nossa sociedade e, cientes de nosso compromisso com o conhecimento e a ciência, é nosso dever nos posicionar firmemente diante dos recentes acontecimentos.
O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) qualifica como infração ao Código de Ética da profissão a disseminação de notícias falsas por Bibliotecários. Dessa forma, reforçamos, também, nosso compromisso com a democracia, com a transparência e com os ritos eleitorais vigentes, novamente atacados e desqualificados por aquele que deveria ser seu principal defensor, o Presidente da República, eleito pelo mesmo sistema eleitoral, o qual agora ele ataca com inverdades e tenta desacreditar.
Os Bibliotecários, como gestores e mediadores do acesso à informação e ao conhecimento, têm o compromisso ético de defender a verdade. Não se pode, portanto, permanecer indiferente à divulgação de informações falsas, principalmente quando tais inverdades tem como objetivo a deslegitimação da estrutura social em que vivemos, e o retorno a um período sem liberdade de expressão e de informação.
Álamo Chaves
Presidente do CRB-6