O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) manifesta publicamente sua insatisfação quanto a outorga da Medalha da Ordem do Mérito do Livro para o deputado federal Daniel Silveira (PL/RJ). A honraria concedida pela Fundação Biblioteca Nacional evidencia o aparelhamento da entidade durante o mandato presidencial de Jair Bolsonaro. A contradição da entrega para Silveira foi reconhecida por ele mesmo, ao dizer que não sabia o porquê de estar recebendo a homenagem.
Embora seja prerrogativa da Biblioteca Nacional escolher os agraciados, é imperioso que estes possuam algum vínculo com a leitura. O deputado Daniel Silveira, além de alheio ao universo do livro e da literatura, tem disseminado fake news, recorrendo a um tom ameaçador à democracia e suas instituições.
A entrega da Medalha da Ordem do Mérito do Livro para Daniel Silveira é uma afronta aos demais agraciados com tal honraria, pessoas de fato empenhadas na disseminação da cultura e do conhecimento. Não por acaso intelectuais e imortais da Academia Brasileira de Letras recusaram a condecoração ao saber que Silveira era um dos homenageados.
Familiares de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais famosos nomes a receberem a Medalha, anunciaram que a situação é “um verdadeiro deboche” e que se o escritor ainda estivesse vivo, ele devolveria a medalha.
O CRB-6 repudia o uso inescrupuloso não só das honrarias, mas também das instituições que deveriam preservar a cultura e os livros e que estão sendo utilizados para a disseminação do ódio.
Álamo Chaves
Presidente do CRB-6