Givanilda Maria
Bibliotecária CRB-8/9619
Falando em comunicação, não se pode mais deixar de incluir as mídias sociais, como uma grande ferramenta de comunicação nos dias atuais. Essas ferramentas muito utilizadas para reencontro de antigos amigos da escola, familiares que não moram na mesma cidade, estado e país, para conhecer pessoas novas, para divulgar notícias policiais, fofocas, enfim, cada um utiliza conforme os seus interesses, elas vieram para ficar.
Um exemplo é o Facebook, que pode e deve ser usado no trabalho, claro, para isso tem que ser bem utilizado, uma página sempre atualizada e que traga novidades. Mesmo que nos dias de hoje, exista lugares e pessoas que não tenham acesso à Internet, essa rede social atinge uma grande parte da população.
Então, porque não utilizar essa ferramenta para a divulgação da profissão, do trabalho, das práticas bibliotecárias? Divulgar os trabalhos desenvolvidos na biblioteca, centro de informação, além de partilhar e compartilhar experiências, e saber das experiências das outras pessoas. Mostrar que a biblioteca vai além da guarda de livros, e que o bibliotecário é muito mais que um guardião de livros, ele é um agente educador, multiplicador.
Mostrar que a biblioteca é um ambiente cultural, que divulga a importância da leitura, mas que também pode abrigar uma exposição, uma roda de leitura, uma sessão de cinema, ou mesmo ouvir uma música, receber um autor para fazer uma palestra, infinitas ações. Para que efetivamente essas ações atinjam a sua totalidade, é preciso conhecer bem o público ao qual se atene. Divulgar, compartilhar, curtir!!!!
Fonte: Vértice Books