O jornal “The New York Times” planeja o lançamento de uma operação digital no Brasil, afirmou o site do jornal Meio & Mensagem. Procurado, o “NYT” não confirmou a informação mas disse que a “expansão internacional do jornal está sendo avaliada”.
Se confirmada, esta será a segunda operação do tradicional diário americano fora dos EUA. Em junho, o jornal estreou sua versão digital chinesa, em mandarim.
“Como parte de nossa estratégia global, estamos avaliando a expansão do ‘The Times’ em todo o mundo e consideramos o lançamento de sites em outras línguas em vários países. Mas além do site lançado na China este ano, não temos nada específico para anunciar no momento”, informou o diário americano, por meio de sua assessoria.
O “NYT” tem uma audiência de quase 45 milhões de visitantes únicos mensais na web e está mirando países e línguas de maior expressão no meio digital. O português é a quinta língua mais falada na web, atrás de inglês, mandarim, espanhol e japonês.
Com produção local em português, além de textos traduzidos, o jornal deverá atuar com uma equipe jornalistas brasileiros e estrangeiros. O site brasileiro só deve entrar no ar em 2013.
SIP
O diretor-executivo do “NYT”, Arthur Sulzberger Jr., virá ao Brasil participar da 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), de 12 a 16 de outubro.
Também está prevista a presença do presidente do jornal espanhol “El País”, Juan Luis Cebrián.
Fonte: Folha UOL | Mariana Barbosa