A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nomeou 4 novos Bibliotecários aprovados no último concurso (Edital 01/2021) para assumir o cargo de Bibliotecário Escolar Pleno, na Secretaria Municipal de Educação. A nomeação ocorreu após o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) enviar ofício ao Sr. Fuad Noman, Prefeito da capital mineira, cobrando a nomeação de todos os Bibliotecários aprovados. O Conselho continuará dialogando com o Município para que todas as demandas sejam supridas.
Os candidatos foram anunciados no Diário Oficial do Município (DOM) e os aprovados possuem 20 dias (a contar da data da publicação), para apresentar a documentação exigida para assumir o cargo: diploma de bacharel em biblioteconomia em instituição autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), possuir registro ativo no CRB-6 e estar em dia com a anuidade.
Confira a lista dos profissionais nomeados:
- Marilene Moreira dos Santos (CRB-6/3121)
- Larissa de Lima Souza (CRB-6/3343)
- Letícia Gonçalves e Silva
- Gustavo Henrique Hilário Gonçalves (CRB-6/3781) – Candidato nomeado para a vaga de negros atendendo ao disposto no art. 1º da Lei nº 10.924/2016
Em 5 de abril, a PBH havia nomeado 10 Bibliotecários, conforme divulgado pelo CRB-6, para tomar posse na Secretaria Municipal da Educação. Após a nomeação, os profissionais passaram por treinamento de um mês coordenado pela equipe de Bibliotecários Escolares Sênior.
O CRB-6 destaca que as nomeações ainda não são suficientes e que existem diversos processos administrativos fiscalizatórios em curso em desfavor da PBH vinculados a irregularidades e que as nomeações não são suficientes para atender a legislação e regularizar a situação da Prefeitura no que diz respeito à Lei Federal 12.244/2010.