No dia 14 de novembro, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) se reuniu com os 5 novos Bibliotecários nomeados pelo Governo do Espírito Santo, através da Secretaria Estadual de Educação (SEDU-ES). Na ocasião, o CRB-6 foi representado pela Delegada Regional no Estado do Espírito Santo, Júlive Argentina (CRB-6/819ES) e o Conselheiro Francisco Coelho (CRB-6/700ES).
Estiveram presentes, também, os Bibliotecários empossados pela SEDU-ES, durante o ano:
- Joice Rodrigues Teixeira (CRB-6/2468)
- Roberta Dalflor Cola (CRB-6/1002ES)
- Mariene Kholer (CRB-6/763ES)
- Gabriel de Menezes Oliveira (CRB-6/4044)
- Sarah Garcia Fernandes Vargas (CRB-6/4011)
A posse ocorreu por consequência do concurso público realizado em janeiro deste ano pela Secretaria, através do Edital nº 035/2022, cuja inclusão do cargo de Analista do Executivo – Bibliotecário foi efetivada, após solicitação do CRB-6.
Vale ressaltar que, inicialmente, o concurso contemplava 1 vaga para Bibliotecário e, até o momento, 5 profissionais foram nomeados.
Segundo informado pela Delegada no Estado do Espírito Santo, os Bibliotecários estão ligados à Coordenação de Currículo e atuam em diversas frentes de trabalho, inclusive no Programa Mais Leitores, bem como produzem as fichas catalográficas de publicações provenientes da própria instituição.
Durante o encontro, os Bibliotecários receberam a cartilha “A Biblioteca Escola” e o livro “Bibliotecas brasileiras acessíveis: repertório bibliográfico”, ambos de autoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Além disso, foram entregues folhetos explicativos também produzidos pelo CFB sobre o Código de Ética, sobre bibliotecas escolares e bibliotecas públicas.
Para o presidente do Conselho, Álamo Chaves (CRB-6/2790) encontros como esse são importantes uma vez que aproximam a instituição dos profissionais registrados. “O CRB-6 tem feito um grande esforço para atender as demandas dos Bibliotecários no Espírito Santo, por isso, a participação do Conselho em ações que visam o fortalecimento da biblioteconomia capixaba é de extrema importância.”