No dia 27 de maio, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), representado pela presidente Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), participou de uma solenidade no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa em que prefeitos de dez municípios assinaram um Termo de Doação de Acervos para a Criação de Bibliotecas Públicas Municipais. O secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, também esteve presente.
As cidades selecionadas foram:
– Açucena (Rio Doce)
– Araçuaí (Jequitinhonha)
– Brumadinho (Central)
– Paula Cândido (Zona da Mata)
– Perdizes (Alto Paranaíba)
– Poços de Caldas (Sul)
– Poté (Vale do Mucuri)
– Senhora dos Remédios (Central)
– Tiros (Alto Paranaíba)
– Uberaba (Triângulo)
Mariza destaca a importância do Termo. “A criação de bibliotecas públicas municipais é fundamental para a promoção do acesso à cultura e à informação. Nós, do CRB-6, apoiamos essa iniciativa do Estado e trabalharemos em conjunto para garantir que esses novos espaços de leitura ofereçam um serviço de qualidade à população dos municípios selecionados”.

A presidente do CRB-6 Mariza Martins Coelho e o secretário de Estado da Cultura Ângelo Oswaldo entregam o kit de livros ao prefeito de Poços de Caldas
SAAE
Também no dia 27, os conselheiros Pablo Jorge (CRB-6/2558), Felipe Lopes (CRB-6/2897) e a presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), se reuniram com a presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAE), Rogerlan Augusta de Morais, e o tesoureiro da entidade, João Bastista da Silveira, para debater o piso salarial para bibliotecários, inexistente no Estado.
O SAAE propôs, em 2012, um piso salarial para os cargos de coordenação de setores escolares, incluindo os bibliotecários, mas houve resistência por parte dos representantes patronais. Recentemente uma nova proposta de criação do piso do auxiliares, que inclui o auxiliar de biblioteca, foi elaborada pela entidade – a negociação ainda não foi finalizada.
A presidente do CRB-6 conta que “há interesse do Sindicato em que seja criado o piso salarial para o bibliotecário”. “Vale ressaltar, no entanto, que o CRB-6 não tem o poder de intervir em questões salariais. Essa foi apenas uma visita para estreitar laços com a entidade e conhecer melhor o seu trabalho”, esclarece.

O conselheiro Pablo Jorge, o diretor tesoureiro do SAAE João Batista da Silveira, a presidente do CRB-6 Mariza Martins Coelho, a presidente do SAAE Rogerlan Augusta de Morais e o conselheiro do CRB-6 Felipe Lopes Alves.
eDOC MG 2015
No dia 26 de maio, conselheiros do CRB-6 representaram a classe profissional bibliotecária na edição mineira do eDOC 2015, maior evento sobre gestão de documentos do País.
A presidente do CRB-6 destaca que “a realização do eDOC 2015 foi uma oportunidade para que os profissionais de Minas Gerais conheçam os cases de sucesso sobre gestão de informação e de conhecimento por meio de softwares de gerenciamento”.
O conselheiro Heros Leite (CRB-6/2690) também contou o que achou do evento. “O eDOC é um espaço para aprendizado, com troca de experiências e discussões. Um ótimo ambiente para relações profissionais e comerciais, além da oportunidade de rever velhos amigos”.

Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), presidente do CRB-6, a organizadora do evento, Todeska Badke, os conselheiros Fabíola Terenzi (CRB-6/2588) e Heros Leite (CRB-6/2690), e a vice-presidente Denise Ramos (CRB-6/1000)