Mesa-redonda discutiu o espaço da biblioteca como ambiente multidisciplinar
Na última quinta-feira, 26 de outubro, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) realizou uma mesa-redonda durante a Semana do Livro e da Biblioteca, organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus Vitória. Com o título “Diálogo com a leitura: contribuições da biblioteca, letras e artes”, os participantes discutiram o papel da biblioteca como um espaço para encontros de múltiplas competências. Professoras de diversas áreas, artistas e bibliotecários foram convidados para mostrar seu ponto de vista.
Bernadete Santos Campello (CRB-6/255), professora aposentada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi a representante da classe dos bibliotecários. “Trabalhei com a ideia ‘devemos sempre manter nossa identidade’, destacando o que nos diferencia das outras profissões”, conta. Ela defendeu que o diferencial do bibliotecário é prezar pela liberdade de escolha de quem frequenta a biblioteca. “A pessoa pode transitar livremente, levar o livro para casa. Defendemos a ideia de que é o leitor quem vai escolher a leitura.”
Outro ponto destacado é a competência do bibliotecário quando se fala em organização da informação. Segundo ela, é preciso valorizar mais esse lado e se aprimorar. “Temos que entender os instrumentos técnicos e todo esse aparato desenvolvido ao longo dos anos e que sustenta a nossa profissão.”
Mas o ponto que uniu todos os presentes foi a importância de incentivar a leitura. Cada um, a sua maneira, destacou que a leitura deve ser algo prazeroso.
Também participaram da discussão Letícia Queiroz de Carvalho, professora da área de Letras do Ifes; Priscila de Souza Chisté, professora do setor de Artes do Ifes; Meri Nádia Gerlin, professora assistente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Bruno Giordano Rosa (CRB-6/ES 699), delegado do CRB-6 no Espírito Santo, e Álamo Chaves (CRB-6/2790), vice-presidente do CRB-6.
O evento reuniu 140 participantes, entre estudantes, professores e bibliotecários. A mesa-redonda foi uma iniciativa do CRB-6 para atender as principais demandas do Espírito Santo, com o aumento do número de fiscalizações no Estado e a maior participação em eventos acadêmicos e técnicos da área de Biblioteconomia.