Diversos Bibliotecários foram contratados, no último mês, após fiscalizações do CRB-6 em cidades de Minas Gerais do Espírito Santo. Melissa Ferreira Ramos (CRB-6/4174) foi uma das profissionais contratadas e agora está à frente da biblioteca do Instituto Educacional Santa Amélia, em Santa Luzia (MG).
Recém-formada e à procura de uma oportunidade para dar início à carreira, a profissional comemorou a contratação e está cheia de expectativas para contribuir para o aprendizado dos alunos. “Espero também conscientizar sobre a importância do papel da biblioteca e do profissional Bibliotecário, visto que essa unidade nunca teve um profissional atuando”, ressaltou. A Bibliotecária já colocou as mãos na massa. No momento, ela está trabalhando com o tombamento das obras. “No futuro, planejamos realizar projetos de promoção à leitura, como contação de histórias”, contou.
Melissa enxerga a figura do Bibliotecário dentro da escola como algo necessário e que muda positivamente a rotina pedagógica a partir da organização e da disponibilização de informações de fontes confiáveis por parte de um profissional qualificado ao aluno. Para ela, o papel que o CRB-6 exerce é “essencial para a valorização dos profissionais e das bibliotecas, que muitas vezes não são vistos como importantes em espaços no qual os mesmos poderiam fazer diferença”.
O presidente do CRB-6, Álamo Chaves, destacou a importância das fiscalizações como forma eficaz de garantir o direito da sociedade a bibliotecas qualificadas. “Bibliotecas escolares, públicas e universitárias são importantes equipamentos para a promoção e o fortalecimento da educação e da cultura. E, por lei, toda biblioteca deve ser administrada por um profissional Bibliotecário. Por isso, o CRB-6 realiza uma intensa vistoria em instituições públicas e privadas em Minas Gerais e no Espírito Santo para garantir a legalidade desses espaços. Um direito de todo cidadão”, conclui.
Nas próximas semanas, serão divulgadas novas contratações ocorridas após fiscalizações do CRB-6.