Data de publicação: 30/11/2012
Por Prefeitura de Belo Horizonte
Quem foi no último final de semana à Unidade Municipal de Ensino (Umei) Paraúnas, no bairro Jardim Europa, região de Venda Nova, se divertiu e aprendeu bastante sobre o que fazer para evitar problemas e acidentes no período chuvoso. Durante a Mostra Cultural das crianças da Umei, o grupo Estação Teatral apresentou o esquete “Cheiro de Chuva” para uma plateia formada por pessoas, entre pais e filhos, que lotaram as arquibancadas da escola e ainda se ajeitaram como podiam pelas laterais do pátio. Todos queriam ouvir a mensagem preventiva levada pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).
Segundo a supervisora de Gestão Comunitária da Urbel, Luciana Nara Morais, a apresentação faz parte de uma parceria entre a Urbel e a Secretaria Municipal de Educação. “Nosso objetivo é levar informação para a população que mora próxima às áreas de risco através das escolas, que são um bom canal de disseminação de informação em função do número de crianças e de pais”, disse. “Levamos sempre o grupo de teatro, que transmite a mensagem de forma lúdica, e também distribuímos as cartilhas do Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear). Além disso, dependendo do formato do evento, fazemos também uma palestra e exibimos um vídeo educativo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do estado de São Paulo”, completou.
Muito aplaudido durante a apresentação, o grupo conseguiu a atenção de crianças de todas as idades. Luciano Pimentel Filipe, de 7 anos, saiu preparado para qualquer situação de risco no período chuvoso. “Gostei muito do teatro e aprendi que a chuva e o lixo podem causar enchentes. Aprendi também que se a gente encontrar rachaduras em casa tem que chamar a Urbel ou a Defesa Civil e se estiver chovendo tem que sair do local senão pode desabar”, completou.
Importância
Eliane Cristina Oliveira, mãe de uma criança da Umei, achou a atividade muito importante. “Tem que conscientizar mesmo a população sobre os riscos pra ver se o pessoal colabora. Tem muito lixo na rua e na beira do córrego. Se cada um fizer a sua parte não vai ter tanta tragédia”, ressaltou.
Para a diretora da Umei Paraúnas, Daniella Dias Chagas, abrir as portas da escola para a Urbel foi muito válido. “A peça foi ótima e, o mais importante, a linguagem usada é bem acessível. Levando em conta que hoje não temos risco de inundações e desabamentos somente nas vilas, é muito importante que todos sejam informados sobre a prevenção. A Mostra Cultural tem exatamente o propósito de levar informação para a comunidade, o que tornou a parceria com a Urbel ainda mais interessante”, concluiu.