Data de publicação: 20/04/2012
Por ONUBR
Em comemoração ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (23 de abril), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Açougue Cultural T-Bone lançam a campanha “Livros: curta a maior rede do conhecimento” de incentivo à leitura. A campanha convida os internautas a compartilhar fotos e vídeos da página do Facebook dedicada ao projeto e incentiva o uso da hashtag #rededoconhecimento pelos usuários do Twitter.
A campanha é inspirada no projeto “Parada Cultural” do T-Bone, apoiado pela UNESCO, que disponibiliza livros à comunidade em 38 paradas de ônibus da Asa Norte, em Brasília. As paradas contam com prateleiras de livre acesso, onde os passageiros de ônibus podem retirar publicações para leitura. Em cada uma das estantes desses pontos haverá uma cartaz chamando atenção para o Dia Mundial do Livro e a importância da leitura.
O objetivo da campanha, que também inclui a doação de livros ao “Parada Cultural”, é não só estimular, nas redes sociais, o hábito da leitura, mas também incentivar o compartilhamento de livros entre os leitores, ampliando assim o acesso ao conhecimento, um dos pilares centrais para uma educação de qualidade ao longo da vida.
Em mensagem por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, destaca a importância do acesso equitativo aos livros e a recursos de bibliotecas físicas e virtuais. “De pergaminhos (…) a manuscritos, impressos e tablets, os livros mudaram de aparência muitas vezes ao longo dos séculos. Em todos os formatos, os livros incorporam ideias e valores, eleitos por homens e mulheres, que valem a pena serem passados adiante. Eles são ferramentas valiosas para o compartilhamento de conhecimentos, a compreensão mútua e a abertura para outros e para o mundo”, destaca Irina Bokova.
Parceria iniciada em 2008
Essa não é a primeira vez que a UNESCO realiza parceria com o Açougue Cultural T-Bone. Em 2008, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, a UNESCO doou à ONG T-Bone mais de 800 exemplares de livros e brochuras editados pela Organização e por representações do Sistema ONU no País.
A doação foi um reconhecimento da ONU à iniciativa da ONG de promover e universalizar a leitura. Com os volumes doados, o T-Bone pôde fortalecer seu catálogo com títulos especializados em temas nacionais e internacionais como paz e solidariedade, educação, pobreza e desigualdade, tráfico de pessoas, história e cultura afro-brasileira, reformas econômicas na América Latina e Caribe, globalização e desenvolvimento.
Fonte: http://www.onu.org.br/unesco-e-t-bone-lancam-campanha-de-incentivo-a-leitura/