Publicado no Boletim Eletrônico CRB-6 nº16/2012
Em ocasião das comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, realizada na última quarta-feira, 18 de abril, a bibliotecária Eugênia Broseguini (CRB-6 ES/408) foi convida a dar um depoimento no jornal Bom Dia ES acerca da dualidade entre o livro físico e o livro digital, além da importância da literatura infantil.
“É uma data importante, já que Monteiro Lobato é um escritor de referência para a literatura infantil”, afirmou Eugênia. Comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil em 18 de abril em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, nascido nessa data, em 1882.
“Somos um pouco receosos ao pensar que o e-book vai substituir o livro impresso, mas eu não acredito nisso e vários estudiosos também não acreditam. Ferramentas como essa podem ser consideradas como aliadas na prática da leitura”, declarou ela à reportagem. Eugênia ainda ressaltou que as novas gerações são mais ligadas a essas ferramentas.
Segundo apuração da Agência Brasil, com base na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o formato e-book é aprovado pela maioria dos leitores brasileiros, esses leitores acreditam que os livros de papel dificilmente serão extintos. Os e-books são mais populares entre o público de 18 a 24 anos, segundo a Agência.
Veja a participação de Eugênia no jornal, clique aqui.