A Secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Antônio Afonso (CRB-6/2637), e a superintendente das bibliotecas públicas de Minas Gerais, Catiara Afonso, se reuniram no último dia 8 (terça-feira) na Cidade Administrativa de Minas Gerais, sede oficial do Governo do Estado.
O objetivo da reunião foi o início do diálogo entre o CRB-6 e o Governo sobre o cumprimento da lei federal 12.244/10 que estabelece que todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deverão ter biblioteca até o ano de 2020. No Estado há carência de aproximadamente 17 mil bibliotecários.
A criação de curso superior em Biblioteconomia, na modalidade de ensino a distância (EAD), foi a sugestão dada por Antônio Afonso como solução para suprir essa demanda. Faltam bibliotecários, especialmente no interior, e o EAD pode ser uma forma de atender estudantes que não moram na capital e região metropolitana.
Eliane Parreiras aprovou a ideia e afirmou que vai trabalhar para a sua concretização. Segundo a secretária, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) podem ser importantes apoios na criação do curso. “O próximo passo é estabelecer contato com os responsáveis por essas entidades para viabilizar a ideia”, afirmou Eliane.
Para o presidente do Conselho, a parceira com o Governo é fundamental: “O apoio político é essencial para que consigamos cumprir a lei dentro do prazo.” Catiara também está confiante: “É muito bom ver que a Secretária está sensível à questão da implantação de bibliotecas em instituições de ensino.”