Nossos bibliotecários gostaram da sugestão sobre um questionário, uma pesquisa a ser implantada para saber mais sobre os anseios do seu público, mas também nos indagaram sobre quais prováveis perguntas poderiam sanar com maior ênfase, as dúvidas de como ter maior qualidade em seus serviços e ambiente de trabalho.
Preparamos uma lista de assuntos que podem ser colocados em suas perguntas e destacamos abaixo. Vale salientar que são só sugestões. Você tem que avaliar o que quer mais saber e ampliar os seus horizontes, mas tem que abrir um leque de possibilidades, pois nem sempre o problema é aquele que imaginamos que viria a ser.
1 – Localização – a biblioteca está bem localizada e tem fácil acessibilidade? 2 – Temperatura – a temperatura ambiente foi acertada para conservar o acervo. Ela está agradável? 3 – Horários de funcionamento – os horários de funcionamentosão pertinentes ao público da biblioteca? 4 – Móveis e ambiente – a ergonometria das cadeiras e móveis em geral, são funcionais? 5 – Interatividade – a biblioteca lhe disponibiliza grande interatividade? 6 – Organização – o acervo está bem organizado? 7 – Qualidade – a qualidade do acervo está satisfatória? 8 – Atendimento – o atendimento é ideal? 9 – Acesso a internet – O acesso a internet está sendo viável? 10 – Melhorias – Há necessidade de melhorias? Quais?
Conforme falamos no número anterior, verifique a melhor forma de aplicar o questionário, no melhor local e horário possível; tabule os resultados e chegue à melhor conclusão e posterior planejamento das melhorias para a total qualidade e satisfação dos usuários da sua biblioteca.
Fonte: Vértice Books | Silvana Rosental