Quem não se comunica, se “estrumbica”! Você conhece essa frase? Esse era um jargão utilizado pelo saudoso Abelardo Barbosa, mais conhecido como Chacrinha, repetido muitas vezes em seu programa de TV na década de 80. Atualmente, essa frase pode ser utilizada como um alerta para todas as pessoas que almejam alcançar resultados positivos em sua vida pessoal ou profissional pois, a comunicação é essencial em todas as etapas da vida de um ser humano.
A comunicação organizacional é uma arte, a primeira vista pode parecer um assunto simples, mas quando nos deparamos com problemas que poderiam ser evitados com atitudes simples percebemos que desenvolver uma forma de comunicação eficiente no trabalho é mais complexo do que imagina a nossa vã filosofia.
Como em qualquer organização, a biblioteca é um organismo vivo, embora a maior preocupação do bibliotecário seja com o tratamento técnico, vale a pena lembrar que, a biblioteca também é constituída por pessoas que cooperam para o seu funcionamento e, para a biblioteca funcionar bem é indispensável que haja comunicação. O termo comunicação é utilizado para designar diferentes eventos em situações diferentes, sendo amplamente usado com a finalidade de transmitir uma mensagem. Infelizmente, na rotina de trabalho muitas mensagens não são transmitidas e atividades importantes deixam de ser desenvolvidas ou são mal resolvidas por pura falta de comunicação.
O perfil do profissional almejado pelas organizações há alguns anos, era de pessoas bem preparadas que dominavam o conhecimento cognitivo. Atualmente, além da bagagem conceitual e técnica o mercado requer profissionais com competência emocional no trato diário com seus clientes, superiores, subordinados e pares.
Vivemos numa teia de hábitos, onde é comum encontrar pessoas que se apoiam no conforto e segurança das tarefas que julgam executar bem, talvez isso explique o fato dessas pessoas se fecharem no seu mundo particular, supondo que seus pares de trabalho também estejam assimilando as atividades por ela desenvolvidas. O desenvolvimento das atividades numa organização não ocorre isoladamente, mesmo que haja uma única pessoa responsável pela execução de determinada atividade, com certeza isso se relaciona com outros departamentos. A comunicação interna é uma necessidade nos dias de hoje. A boa comunicação evita diversos aborrecimentos e maus entendidos.
Fonte: Vértice Books | Cátia Cristina Souza