Moradores de e Muriaé recebem ações de incentivo à leitura
Um ônibus, um motorista, livros doados dispostos em prateleiras e mediadores de leitura. Missão: transformar Ipatinga em uma cidade leitora. A biblioteca sobre rodas é uma iniciativa da Secretaria de Educação que tem como objetivo envolver os estudantes da rede pública de ensino e as comunidades do entorno das escolas municipais na prática da leitura, estimulando o contato prazeroso e autônomo com o mundo das letras.
O veículo estaciona pela manhã em algum espaço público e os mediadores de leitura vão às escolas. Lá, eles promovem contações de histórias e convidam os estudantes a conhecer o ônibus. Qualquer pessoa pode entrar, pegar um livro e, depois da leitura, devolver na escola mais próxima.
Já em Muriaé, a Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) promoveu recentemente mais uma edição do projeto “Dia de Ler Todo Dia”. Distribuição de livros de autores locais, troca entre os alunos da instituição de ensino e rodas de leitura foram algumas das atividades realizadas.
Especialmente decorada para o dia, com cartazes que continham poemas e trechos de obras da literatura brasileira e internacional, a biblioteca também distribuiu pirulitos com mensagens afixadas para divulgar o projeto.
CRB-6 Informa
A próxima edição da revista CRB-6 Informa trará uma matéria especial sobre bibliotecas móveis. Confira!00