O Projeto de Resolução n.º 03/2023 que tem como objetivo a criação da Comenda do Mérito Legislativo “Nazian Azevedo de Moraes” – destinada a contemplar as profissionais Bibliotecárias e os Profissionais Bibliotecários, que atuam no âmbito das bibliotecas públicas, escolares e especializadas, públicas e privadas – está em tramitação.
O Procurador-Geral do Estado do Espírito Santo, Anderson Sant´Ana Pedra, emitiu parecer favorável, segundo consta no histórico divulgado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES).
Diante do exposto, nos termos do que prevê o art. 8º, inc. XVI, da Lei Complementar n.º 287/2004, acolho as conclusões do Parecer Técnico e do Parecer Opinativo da Subcoordenação da Setorial e opino conclusivamente pela constitucionalidade, legalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do Projeto de Resolução n.º 03/2023.
Como próxima fase, ocorre a discussão especial em 1ª sessão pela Comissão de Constituição e Justiça, Cidadania, Serviço Público e Redação, presidida pelo Deputado Estadual Mazinho dos Anjos, e pela Comissão de Educação, presidida pelo Deputado Estadual Dary Pagung.
A autoria do projeto é de Iriny Lopes que, atualmente, atua como Deputada Estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e já atuou como deputada federal por três mandatos seguidos, além de comandar a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com status de ministério, durante os anos de 2011 e 2012, no primeiro governo de Dilma Rousseff.
Biblioteca Central da UFES inaugura Sala Multimídia Nazian Azevedo de Moraes
A Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ganhou um novo espaço, a sala multimídia Nazian Azevedo de Moraes, localizada no primeiro andar do prédio. O local, que há anos era destinada à projeção de filmes em fitas VHS e DVD, foi desativado por problemas técnicos, recebeu uma reforma para abrigar o novo espaço e foi equipada com projetor multimídia, webcam, computador, som e microfone.
Quem foi Nazian Azevedo de Moraes?
A Bibliotecária Nazian Azevedo de Moraes foi aluna da primeira turma do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tendo sido a primeira diretora da Biblioteca Central da UFES, dedicando quase 20 anos da sua vida ao espaço, entre 1963 e 1982. Ela faleceu em 15 de junho de 2018.