O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) lançou a edição 82 do Boletim da Biblioteconomia que aborda, dentre outros temas, os 60 anos da regulamentação da Biblioteconomia no Brasil, quando foi promulgada a Lei Federal n.º 4.084, que designa “profissionalmente a pessoa bibliotecária como bacharel em Biblioteconomia, enquadrada no quadro das profissões liberais e sujeita à fiscalização pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB)”.
A publicação trouxe destaque para a Sessão Solene em comemoração ao aniversário que ocorreu na Câmara dos Deputados, divulgada, anteriormente, pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). Segundo consta no Boletim, a sessão ocorreu, “considerando a representação dos protagonistas e atores sociais envolvidos no exercício da profissão Bibliotecária no Brasil” e “levando em conta a função social estratégica das pessoas Bibliotecárias para garantir a disseminação da informação e do conhecimento no país, além da salvaguarda do know-how, da produção de pesquisa cultural, científica e tecnológica”.
O CFB informou que a sessão foi requerida pela deputada federal Fernanda Melchionna e pela deputada distrital Erika Kokay e que, além das deputadas, a mesa de abertura foi composta pelo presidente do CFB, Fábio Lima Cordeiro; a vice-presidente do CFB, Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira; a representante da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), Aldinar Martins Bottentuit; do presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), Jorge Moisés Kroll Prado.
A fim de despertar o respeito pelos Bibliotecários, as requerentes da sessão realizaram quebra protocolar ao cederem a vez de suas falas ao presidente do CFB, Fábio Lima Cordeiro, “a quem coube explicar que a profissão Bibliotecária possui um perfil majoritariamente feminino no Brasil e que, portanto, a voz que melhor a representa em seu 60 aniversário seria a de uma mulher. Foi então dada a palavra à vice-presidente do CFB, a bibliotecária, docente e pesquisadora Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira”.
O Boletim completo está disponível no portal institucional do CFB e pode ser acessado no endereço https://4et.us/rsrkag.