O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) publicou a edição 78 do Informativo CFB. A implantação do curso de Biblioteconomia em EAD, no Brasil, a criatividade e a dedicação dos Bibliotecários para enfrentamento da pandemia são alguns dos quatro temas abordados na publicação.
A definição dos assuntos é feita por uma equipe do CFB com os Conselhos Regionais, considerando também as demandas e sugestões recebidas. O Informativo é elaborado, focando, não somente nos Bibliotecários, como para pessoas interessadas em cultura. O conteúdo é avaliado conforme sua relevância para a sociedade, sendo útil para ampliar o conhecimento.
Política Nacional de Bibliotecas no Brasil
Um tema que vale a pena ressaltar é a necessidade de uma Política Nacional de Bibliotecas no Brasil, uma vez que o CFB está em contato permanente com o Congresso Nacional para acelerar a aprovação do PLS 28/2015, de autoria do senador Cristovam Buarque.
A ação é necessária, uma vez que o patrimônio bibliográfico e documental brasileiro é colocado em risco, desde junho de 2021, quando foi anunciada uma “limpeza” no acervo da Fundação Cultural Palmares por gestores públicos. É importante destacar, conforme o presidente Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda (CRB-7/4166) disse em seu texto de abertura, que o descarte de material bibliográfico, de forma indevida, representa prejuízo histórico-cultural e constitui uma infração à legislação que regulamenta a profissão.
Palavra do presidente
O presidente falou sobre os novos e antigos desafios da biblioteconomia, uma vez que a edição apresenta uma reflexão sobre a formação, a atuação e a contribuição dos Bibliotecários para a sociedade e as instituições públicas de ensino superior (IPES) e o Sistema CFB/CRB.
Miranda ainda convidou todos a contribuírem com as ações do Sistema CFB/CRB para a sociedade.