Nos países desenvolvidos as revistas impressas estão anualmente diminuindo drasticamente suas circulações e o motivo é a disseminação do uso de Ipads, Tablets e Smartphones. Recentemente uma importante revista americana de motos, editada há mais de 40 anos, fechou as portas.
O lado bom é que os profissionais de editoração e jornalistas atuantes no mercado off-line estão migrando para o mercado online.
Se antes para se acessar a Internet com mobilidade era preciso de um notebook, ligar o sistema operacional e aguardar, com os ipads/tablets, smartphones e a Internet móvel wi-fi, tudo ficou muito mais rápido, prático e leve. Sim, os utrabooks também estão na lista daqueles aparelhos que fazem com que as revistas impressas percam mercado e leitores diariamente. E os SSD (Solid State Drives) também.
No Brasil o crescimento da venda dos aparelhos acima também é bastante sentido, mas, ainda falta um importante acontecimento; a disseminação do uso da Internet wi-fi móvel. Na Inglaterra, por exemplo, existem pequenos aparelhos (menor que um celular) de wi-fi móvel, os quais funcionam em mais de 95% de todo o território do país, fazendo com que seus usuários possam acessar a Internet por qualquer aparelho em qualquer lugar. Veja, uma coisa é o aparelho chamado “dongle” que é ligado na porta USB de um computador ou tablet, mas o que nos referimos é um aparelho wi-fi, que possibilita várias conexões simultâneas, pode ser levado no bolso ou numa bolsa, enquanto se usa o aparelho que conecta a ele noutro lugar. E funciona em movimento, por exemplo, no carro, todos seus ocupantes podem acessar a Internet em seus dispositivos.
Aliás, na Inglaterra, em muitas estações do metrô e em ônibus, funciona Internet Wi-Fi pública.
Se até uns poucos anos atrás era comum ler revistas na cama, no sofá, nas recepções de empresas e clínicas médicas, ou no banheiro, hoje, as pessoas estão usando os tablets/ipads, já que praticamente em qualquer ambiente existe conexão wi-fi Internet, sem contar com aqueles aparelhos que tem o cartão interno de Internet.
O melhor de toda essa história é que a indústria impressa de revistas não precisa se preocupar em “se reinventar”, basta investir em cursos e profissionais especializados em Internet e migrar para o mundo online. Nem sempre isso é fácil ou simples, já que o mundo online tem características editoriais, mercadológicas e de divulgação totalmente diferentes do velho meio off-line, mas a tentativa é primordial para a sobrevivência dos profissionais que ainda estão no mercado off-line.
Quem começou isso tudo foi o Steve Jobs da Apple.
Fonte: Rock Riders