Professora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da UFOP, escritora e idealizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, Guiomar de Grammont, recebeu uma grande notícia no dia 22 de agosto. Ela foi nomeada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, como a curadora do Brasil no Salão do Livro de Paris 2015, que terá o Brasil como país homenageado.
“Feliz e honrada, mas com a certeza de que será uma grande responsabilidade, pois, com poucos escritores, teremos que passar uma ideia do que é a literatura brasileira em geral”, é assim que Guiomar descreve a notícia. Mais que uma grande honra e responsabilidade, Guiomar tem em suas mãos o poder de escolher 30 escritores brasileiros em uma lista de 60 já feita por editores franceses, com autores traduzidos para o francês para participarem do Salão. Para essa seleção, Guiomar conta que os critérios foram definidos e votados pela comissão organizadora, que envolve várias entidades e associações. Dentre eles, ter obra traduzida na França, diversidade regional e étnica, equilíbrio entre homens e mulheres e também entre autores novos e consagrados.
O evento está em sua 34ª edição e ocorrerá de 20 a 23 de março de 2015. Nos quatro dias, o público poderá visitar o espaço que acolherá cerca de 1.200 expositores e 3.500 autores de mais de 50 países.
Fonte: UFOP | Carol Antunes