Clássicos da literatura brasileira e estrangeira serão liberados para livre distribuição, este ano
Em 2016, algumas obras relevantes entrarão em domínio público. Mário de Andrade, um dos principais nomes do modernismo brasileiro, é um dos autores que serão contemplados pela lei que prevê a livre utilização de seus escritos. Aproveitando essa liberação, já está previsto o lançamento de uma antologia de contos do autor pela editora SM.
No Brasil, os direitos autorais de um artista valem por 70 anos após sua morte. Depois desse tempo, se tornam legal a distribuição e manipulação que escritores e leitores contemporâneos desejem dar à sua obra, com a garantia de livre uso comercial.
Além do grande escritor modernista, autores internacionais da Áustria, Inglaterra, Hungria, Estados Unidos e França, que não são tão conhecidos pelo público, também terão suas obras distribuídas livremente. Ao todo, 76 autores entrarão para a lista de distribuição livre. Entre eles, Paul Valéry, filósofo e poeta francês, e Felix Salten, autor do clássico infanto-juvenil Bambi, atualmente publicado pela Cosac Naify.
Minha Luta
Com a livre comercialização de autores que fazem parte do universo imaginativo de leitores adultos e infantis pelo mundo, 2016 também será o ano em que a distribuição da obra de Adolf Hitler cairá em domínio público. O ditador que idealizou um dos piores genocídios do mundo poderá ser distribuído sem a necessidade da cobertura comercial de direitos autorais. A questão vem levantando polêmica entre os meios literários. A discussão gira em torno da publicidade veiculada com a liberação da obra, e da possibilidade de encontrá-la com facilidade, se houver o interesse das editoras.
Autores em domínio público no ano de 2015
No ano passado, a lei também garantiu a livre comercialização de autores importantes, como o francês Antoine de Sanit-Exupéry, criador do Pequeno Príncipe. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) fez uma matéria sobre o acontecimento. Você pode ler a notícia aqui.
Canções em domínio privado
Atualmente, a letra da canção Parabéns a Você, provavelmente conhecida por todos os brasileiros, ainda não está em domínio público no Brasil. A letra, de autoras americanas, adaptada por Lea Magalhães, é uma das mais executadas em eventos, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), órgão que fiscaliza a distribuição de direitos autorais no país. O CRB-6 também já divulgou informações sobre esse fato. Você pode conferir a matéria completa aqui.