Data de publicação: 17/04/2013
Por Governo do Estado do Paraná
Referência para os fãs de histórias em quadrinhos em Curitiba, a Gibiteca da Biblioteca Pública do Paraná, do Governo do Estado, passa por um processo de reestruturação. Desde julho de 2012, a Biblioteca iniciou uma parceria com o estúdio de quadrinhos UCM Comics, de Curitiba, que trabalha na renovação e organização do acervo, para oferecer um espaço mais completo, dinâmico e agradável ao público.
O primeiro passo do projeto foi a catalogação do acervo, que facilitou o acesso e a visualização de todo o material disponível na Gibiteca, cujo espaço físico também vem sendo repensado. “Depois de organizarmos as prateleiras, começamos a catalogação, um trabalho bastante extenso. Antes de concluirmos essa parte, mais exemplares surgiram: alguns de origem da reserva técnica e outros seis mil que vieram de uma doação anônima”, explica Fernando Rubel, um dos responsáveis pelo trabalho.
Segundo Rubel, a parceria entre a UCM Comics e a BPP também busca transformar a Gibiteca em um espaço que ofereça produções paranaenses. “A ideia é que, quando se falar em quadrinhos locais, os interessados sempre pensem primeiro na Biblioteca Pública”, diz.
EVENTOS – Outro objetivo do projeto é fazer da Gibiteca um espaço de convivência. Em 2012, foram realizados dois eventos para aproximar artistas e o público: um encontro entre a cartunista Priscila Vieira e a coordenadora da Gibiteca de Curitiba, Maristela Garcia, e um bate-papo com o quadrinista Denilson Santtos e o escritor André Vianco, que falaram sobre a adaptação para os quadrinhos do livro O turno da noite, de Vianco.
Em 2013, acontece o projeto mensal “RPG na BPP”, uma tarde dedicada aos fãs do jogo. A primeira edição aconteceu em 16 de março e a segunda está marcada para o próximo dia 20. Para participar, os interessados devem imprimir um “passe livre”, disponível no site www.uccomics.com, que deve ser apresentado na portaria da BPP. Não é necessário saber jogar.
Fonte: Governo do Estado do Paraná