‘Geladeiroteca’ do centro da cidade foi atacada na madrugada de domingo. Projeto que oferece livros gratuitos pretende incentivar o hábito da leitura
Um projeto cultural que tem como objetivo incentivar a leitura foi alvo de vandalismo em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Uma geladeira cheia de livros, conhecida como “geladeiroteca”, foi danificada na madrugada de domingo (17), no centro da cidade.
A geladeira que ficava no ponto de ônibus da Avenida Rio Branco, em frente à Catedral, teve a porta arrancada. Além disso, foram levados todos os livros do seu interior, que eram oferecidos gratuitamente. O equipamento estava no local há menos de uma semana.
Responsáveis pela iniciativa, os alunos do curso de publicidade e propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra) registraram um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Eles afirmaram que vão estudar a possibilidade de levar o equipamento para outro ponto da cidade.
Além da Avenida Rio Branco, uma segunda geladeira foi deixada na parada final da linha UFSM, no campus da universidade, no bairro Camobi. O projeto dos universitários, que pretende estimular a leitura entre a população, conta com apoio de um proprietário de um sebo da cidade.
Fonte: G1