Pesquisa que mapeou estudos sobre Bibliometria, apresentados nos principais eventos científicos da área, foi premiada em Encontro Nacional de Estudantes realizado em Brasília
Pesquisa realizada por um estudante do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi premiada no XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Documentação e Gestão da Informação, realizado na Universidade de Brasília (UnB). Walison Aparecido de Oliveira mapeou estudos sobre Bibliometria apresentados nos principais eventos científicos da área de Ciência da Informação.
A Bibliometria é um campo das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar o curso da comunicação escrita. Dentre as possibilidades de aplicação do uso da bibliometria pode-se, por exemplo, medir o impacto das publicações e dos serviços de disseminação da informação, estimar a cobertura das revistas científicas, identificar autores e instituições mais produtivos, dentre outros.
O trabalho “Estudos bibliométricos em encontros estudantis: mapeamento dos trabalhos apresentados nos ENEBDs e EREBDs”, foi realizado por Walison em parceria com Felipe Mozart Nascimento, aluno do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Segundo Walison, a ideia de realizar o levantamento surgiu a partir de conversas informais que apontavam que a área da Bibliometria é pouco apresentada nos cursos de graduação de Biblioteconomia.
Os estudantes usaram como base os anais dos dois últimos anos dos eventos para encontrar os trabalhos sobre o tema. Os resultados apontam que o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar se destacou na elaboração de trabalhos com essa temática nos encontros estudantis. “Notamos que os cursos que apresentaram mais trabalhos têm a Bibliometria como disciplina obrigatória na grade curricular, como é o caso da UFSCar”, explica Walison.
A pesquisa também tinha como objetivo estabelecer relações entre as grades curriculares, linhas de pesquisas dos docentes e grupos de pesquisas com os trabalhos apresentados nos eventos. Walison relata que o mapeamento mostra que há relação entre os temas dos trabalhos apresentados com a área de pesquisa dos docentes. “Por exemplo, os estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar apresentam mais trabalhos nas áreas de Educação e Ciência dos Materiais, pois são as duas maiores áreas de linhas de aplicação de Bibliometria do curso na Universidade”, relata o estudante.
Walison afirma que a importância de ganhar um prêmio como esse está na divulgação dessa área para outros colegas de curso do Brasil. O estudante conta também que se sentiu feliz por representar a UFSCar em uma outra universidade e ser premiado entre os 100 trabalhos apresentados no Encontro. Para Zaira Zafalon, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e coordenadora do curso, receber um prêmio como esse indica que os objetivos quanto à formação profissional e de iniciação científica dos alunos têm sido atendidos. “Ficamos orgulhosos com a conquista do Walison e do Felipe diante do destaque recebido entre os 48 cursos de bacharelado existentes no Brasil, sendo 23 em instituições federais”, comemora a professora.
Segundo Zaira, a grade curricular do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, que foi atualizada em 2013, apresenta novidades voltadas às aplicações tecnológicas nos mais variados ambientes informacionais, tanto analógicos como digitais. A grade também tem se mostrado alinhada ao mercado, às pesquisas e às competências necessárias para que o bibliotecário também possa atuar como profissional autônomo. Mais informações no site do DCI em www.dci.ufscar.br.
Fonte: Segs