O reconhecimento de Pontos e Pontões de Cultura através da autodeclaração, demanda histórica dos fazedores e fazedoras de cultura do Brasil, já é uma realidade. Nesta semana, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura lançou a plataforma Rede Cultura Viva. Mais do que um site de cadastro, a Rede é uma ferramenta digital que reúne economia viva, narrativas sobre a diversidade cultural do País e é uma ferramenta inédita para as políticas públicas de cultura no país.
O lançamento aconteceu na última segunda-feira (5), em Brasília (DF), com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, Pontos de Cultura, Indígenas, redes culturais, bancos comunitários, ativistas e acadêmicos.
“Agora não é o tamanho do recurso do MinC que define quantos são os pontos de cultura. É o trabalho de milhares de entidades culturais do país que gerará este reconhecimento. Começa hoje uma nova fase do Programa Cultura Viva. A autodeclaração, além de ajudar a reconhecer a base da cultura brasileira e a Rede Cultura Viva vai facilitar, a conexão e a conversa entre pontos possibilitando que o MinC crie sistemas de empoderamento e de serviços”, ressaltou Juca.
>> Veja como foi o lançamento da plataforma.
Declare-se como Ponto de Cultura! Saiba mais sobre a Rede Cultura Viva.
Fonte: