Fiscal do CRB-6 vai ao Espírito Santo apurar denúncias
Entre os dias 20 e 24 de março, o bibliotecário fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) Lúcio Tannure (CRB-6/2266) esteve no Espírito Santo, mais especificamente nas cidades de Vitória e Cariacica, para uma série de fiscalizações nas bibliotecas de escolas da região. O CRB-6 recebeu no mês passado denúncias de que bibliotecas de algumas instituições de ensino não contavam com a presença do profissional devidamente capacitado. “Os relatos que chegaram ao CRB-6 foram corroborados pela fiscalização e, por esse motivo, autuamos”, explica Lúcio.
A presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), reitera a importância do Conselho para a fiscalização nos dois estados. “A partir do momento em que as instituições são fiscalizadas e algumas até julgadas pela falta do profissional, observamos que elas têm tomado consciência de que o bibliotecário tem muito a agregar. O profissional não é apenas o responsável pela ‘guarda do livro’ e sim, uma pessoa que pode apoiar, principalmente, o projeto pedagógico das escolas, por meio do incentivo à leitura e da criação de diversos projetos educacionais, dentre outras funções.”
O fiscal aproveitou a viagem para representar o CRB-6 no evento que comemorou o Dia do Bibliotecário na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).