A Ouvidoria do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) está de cara nova. A conselheira Janaína de Souza Alves (CRB-6/3210) assume a posição de ouvidora do CRB-6 com a missão de estabelecer um canal de comunicação eficiente para ouvir as diversas vozes que chegam até o Conselho.
A decisão foi tomada na 5ª Reunião Plenária Ordinária de 2023, realizada no dia 22 de maio.
De modo geral, a ouvidoria tem como função escutar profissionais e instituições que possuem dúvidas, elogios, sugestões, reclamações e todas as questões ligadas à profissão de Bibliotecário. Ao ouvidor, cabe responder às demandas e repassar, no caso do CRB-6, às comissões específicas, para que sejam solucionadas o mais breve possível.
O trabalho desenvolvido é de extrema importância para o sucesso das ações do Conselho e para Janaína, “poder ajudar a solucionar questões referentes à profissão tem importância fundamental para que o trabalho de Bibliotecário seja realizado da melhor maneira possível”.
Além da ouvidoria, a profissional, também, faz parte da Comissão de Ética do CRB-6 e “quando o Presidente Álamo me fez o segundo convite – para a Ouvidoria -, fiquei um pouco receosa, mas resolvi aceitar e fiquei muito feliz em poder ajudar um pouco mais o CRB-6 e, também, aos meus colegas de profissão. Então, espero conseguir realizar um ótimo trabalho”.