O Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) tem atuado de forma incansável em sua missão de fortalecer, fiscalizar e valorizar as instituições bibliotecárias e, principalmente, os profissionais Bibliotecários, em prol dos direitos da sociedade. Pensando nisso, entre os dias 19 e 23 de junho, a Bibliotecária-fiscal do Conselho, Orfila Mudado (CRB-6/756), esteve nas cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica para fiscalizar 32 instituições.
O objetivo das visitas foi garantir que as bibliotecas dessas localidades estejam operando em conformidade com a legislação, visando sempre a promoção do acesso à informação e ao conhecimento de forma ética e responsável.
Confira:
Vitória
A cidade de Vitória passou por fiscalizações nos dias 19 e 23, com um total de 07 instituições inspecionadas. Dentre elas, havia 05 colégios particulares e 02 escolas de cursos técnicos, também particulares. Das instituições fiscalizadas, 3 estavam regulares, 03 não possuíam um profissional Bibliotecário devidamente registrado, e 01 não possuía biblioteca e, por isso, foram autuadas.
Vila Velha
Nos dias 20, 21 e 23 foi a vez de Vila Velha, onde foram fiscalizadas outras 13 instituições, entre as quais 07 eram colégios particulares e 06 eram Unidades Municipais de Ensino Fundamental (UMEFs). Dessas instituições, apenas 02 estavam regulares, as outras 11 não possuíam Bibliotecário em suas instalações e foram autuadas.
Cariacica
A cidade de Cariacica, por sua vez, foi fiscalizada no dia 22. Foram 06 instituições sendo 02 faculdades particulares, 03 colégios particulares e 01 escola de cursos técnicos. Na ocasião, a Bibliotecária-fiscal encontrou 03 instituições regulares, 02 sem Bibliotecário e 01 sem biblioteca. As instituições irregulares foram autuadas.
Após a visita, algumas das instituições abriram vagas a fim de regularizar a situação. Além disso, o CRB-6 tem previstas duas novas fiscalizações no interior do Espírito Santo, em setembro.
O presidente Álamo Chaves(CRB-6/2790) esclarece que “uma parte das instituições fiscalizadas procurou o CRB-6 para corrigir as irregularidades antes mesmo do retorno da fiscal para Belo Horizonte. Algumas das vagas abertas até foram divulgadas em nosso aplicativo. Por isso, é tão importante que os Bibliotecários informem ao Conselho quando sair de uma instituição, para que possamos fiscalizá-la e garantir a contratação de um novo profissional para a vaga”.