O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem realizado diversas fiscalizações no interior de Minas Gerais. Entre os dias 24 e 28 de abril, a Bibliotecária-fiscal Orfila Maria Mudado (CRB-6/756) fiscalizou 26 instituições na cidade de Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro.
Foram fiscalizadas a biblioteca pública municipal, faculdades privadas, órgãos públicos, além de escolas estaduais e municipais e colégios particulares. A fiscal do CRB-6 constatou que, em 04 escolas municipais, 05 escolas estaduais e 06 escolas particulares sem Bibliotecário, além disso, em 01 instituição não havia Biblioteca. Todas essas instituições foram autuadas e responderão ao processo.
O presidente Álamo Chaves (CRB-6/2790) esclarece que “a fiscalização em Uberlândia é uma demanda permanente dada a importância da região para o País. O Conselho retomou as fiscalizações no Triângulo Mineiro e já temos outras fiscalizações previstas para a região. As próximas cidades a receberem as fiscais do CRB-6 são Uberaba, Cássia, Passos e Delfinópolis.”
Fiscalização
A Comissão de Fiscalização realiza um planejamento para fiscalizar todas as instituições, sejam colégios, faculdades, órgãos públicos ou empresas com bibliotecas a fim de verificar a existência de Bibliotecário com registro ativo no CRB-6. No entanto, quando há denúncias, há uma reorganização na agenda para que a instituição denunciada seja prioridade. Dessa forma o Conselho consegue vistoriar com maior facilidade as instituições que estão em descumprimento à legislação.
Para realizar sua denúncia, acesse o site do CRB-6 ou envie suas informações pelo e-mail crb6@crb6.org.br. Vale lembrar que as investigações ocorrem em sigilo, ou seja, os dados do denunciante são mantidos em anonimato.