A Bibliotecária Yeda Maria Moura Simões Quinteiro (CRB-6/2890) foi contratada pela Escola Dom Cabral, em Campo Belo, cidade situada na região do lago de Furnas, em Minas Gerais, após ofício encaminhado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6).
A profissional revela que, inicialmente, foi contratada para trabalhar uma vez por semana. No entanto, devido à necessidade da instituição, passou a comparecer diariamente para cuidar da organização da biblioteca.
Yeda conta que, antes de começar a trabalhar na escola, não estava exercendo a profissão. Ela soube da vaga após o CRB-6 exigir a contratação de um Bibliotecário, via ofício. Ela enviou seu currículo e foi contratada.
A profissional destaca que a atuação do CRB-6 foi essencial para sua contratação, afirmando: “Se não fosse o Conselho, não teria arrumado [o trabalho], então, eu aconselho todo mundo a pagar a anuidade. Apesar de cara, o Conselho tem gastos para ir nas cidades, ele está trabalhando pra gente. Então, se tem gastos, a gente precisa pagar”.
O presidente Álamo Chaves (CRB-6/2790) destaca que “muitas vezes, ao receber um ofício do CRB-6, a instituição percebe a dimensão da importância do trabalho do Bibliotecário e acaba contratando o profissional para administrar sua biblioteca, sem a necessidade de ações litigiosas. É louvável quando a instituição se prontifica a oferecer serviços biblioteconômicos de qualidade para a comunidade em que está inserida, por meio de um Bibliotecário devidamente habilitado”.
O CRB-6 realiza mensalmente diversas fiscalizações em Minas Gerais e no Espírito Santo. Os principais resultados das fiscalizações, incluindo as visitas realizadas, irregularidades encontradas, penalidades aplicadas, multas recebidas e contratações realizadas são divulgados toda semana no Boletim informativo. Para receber as informações em primeira mão, basta enviar uma solicitação para o e-mail secretaria@crb6.org.br.