Entre os dias 22 e 26 de maio, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) esteve na cidade de Montes Claros, localizada no Norte de Minas Gerais, para fiscalizar 21 instituições entre escolas municipais, instituições de ensino particulares, além da biblioteca pública municipal.
Estiveram no local as Bibliotecárias-fiscais Jozane Pacheco (CRB-6/3733) e Orfila Maria Mudado (CRB-6/756) que encontraram: 11 escolas particulares, 3 escolas municipais e a biblioteca pública sem Bibliotecário. As instituições foram autuadas pelo CRB-6.
O presidente Álamo Chaves (CRB-6/2790) pontua que “o número de denúncias oriundas de Montes Claros foi altíssimo. Por isso, foi necessário enviar duas fiscais para abranger a totalidade das irregularidades. Além disso, aproveitamos para fiscalizar outras cidades próximas, como Bocaiúva, Porteirinha e Janaúba. As informações serão divulgadas em breve.”
Histórico de fiscalizações na cidade
Desde 2010, o CRB-6 vem mantendo regular fiscalização nas bibliotecas do município de Montes Claros, conforme divulgado anteriormente. A Prefeitura deve mais de R$ 75 mil em multas para o Conselho, devido a reincidência nas irregularidades.
É importante ressaltar que as denúncias são indispensáveis para auxílio das atividades fiscalizatórias e podem ser feitas através do endereço www.crb6.org.br/denuncie ou pelo e-mail crb6@crb6.org.br. Os dados fornecidos serão mantidos em total sigilo.