O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) são duas instituições que visam promover a educação, saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus familiares, além de oferecer formação profissional, em Minas Gerais.
Pensando nisso, preparamos um perfil, não apenas com uma, mas com duas profissionais de destaque na rede, que possui unidades em todas as regiões do Estado. Vamos conhecê-las:
Denise Fabiana Cardozo de Souza
A Bibliotecária Denise Fabiana Cardozo de Souza (CRB-6/2848) é, atualmente, a responsável pela biblioteca do SESI/SENAI Benjamin Guimarães, em Contagem (MG). A profissional revelou que, quando era adolescente, viu uma reportagem sobre a Biblioteca Nacional brasileira e pensou em como deveria ser interessante trabalhar em uma biblioteca. “Minha primeira opção de curso na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) era agronomia, mas a ideia caiu por terra quando descobri que o campus era em Montes Claros. Como sempre gostei da área da educação e na hora de escolher o curso eu vi o termo Biblioteconomia, logo me lembrei daquela reportagem e daquela sensação. Não tive dúvidas e marquei como opção essa profissão que me edifica e me faz feliz”.
Denise revela que já desenvolveu diversos projetos de leitura, semana da biblioteca, projetos integrados com o corpo docente, além de participar da gestão do sistema de gerenciamento de acervo da rede, onde trabalha desde 2011. Além disso, a profissional revela que gostaria de implantar a Biblioteca das Coisas – empréstimo de materiais não bibliográficos aos usuários, por exemplo: calculadora, carregador de celular, adaptador, kit de notebook, tablets e similares, guarda-chuva, régua, fones de ouvido, caneta, entre outros – na unidade “e fazer dela um sucesso”, mas ainda não teve a oportunidade.
Gabriella de Oliveira Santiago
Outra profissional que trabalha na rede é a Bibliotecária Gabriella de Oliveira Santiago (CRB-6/3869), responsável pela biblioteca do SESI/SENAI de São João del Rei, desde setembro de 2022.
Gabriella conta que decidiu entrar para a biblioteconomia após conhecer algumas Bibliotecárias “quando eu não sabia que graduação fazer, e elas falaram que eu tinha o perfil de Bibliotecária e me explicaram como era o curso. E ali eu achei que me encaixaria”.
Trabalhando em biblioteca escolar, a profissional conta que já desenvolveu “projetos de incentivo à leitura, contações de história, organização de trabalho intelectual para alunos do ensino médio, já fiz contação de história fazendo cupcake com os alunos, dinâmicas e jogos dentro da biblioteca”, mas que, por estar começando no SESI/SENAI, “somente desenvolvo algumas atividades como contação de história, alguns desafios literários e alguns projetos com as professoras como a pizzaria literária”. Apesar disso, a profissional está otimista para o que está por vir “tem alguns projetos que elaborei que quero que saiam do papel”.
Ainda sobre o futuro, Gabriella revela que gostaria de fazer mestrado e doutorado em documentação e preservação da memória e que, por trabalhar com redes sociais falando sobre a rotina da biblioteca escolar, “gostaria de realizar mais atividades e projetos que dessem mais visibilidade, importância e respeito que as bibliotecas escolares merecem”.
A rede SESI/SENAI foi agraciada com a Medalha Professora Etelvina Lima na categoria “Instituição do setor privado”. Relembre aqui!