O novo coletivo do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) foi formado no intuito de estimular a criação de bibliotecas em instituições prisionais e democratizar a leitura entre os detentos.
De acordo com Andreza Gonçalves Barbosa (CRB-6/3379), Bibliotecária, integrante do coletivo, são muitas as tarefas que devem ser desempenhadas pelo grupo. “A princípio buscamos realizar ações que promovam o fortalecimento das bibliotecas prisionais; mapear esses espaços em Minas Gerais e no Espírito Santo; aproximar o CRB-6 do Poder Judiciário para tratar dos assuntos pertinentes às metas do Grupo de Trabalho (GT); identificar formas de criação de bibliotecas que sejam sustentadas com recursos advindos das penas pecuniárias; traçar estratégias para criação de vagas para Bibliotecários nas unidades prisionais e elaborar eventos e ações de capacitação para Bibliotecários que desejam atuar nesses espaços”, afirma.
Para alcançar todas essas metas, Andreza não está sozinha. Além dela, o GT é composto pelos Bibliotecários Josianne Cardoso Prado (CRB-6/2488), coordenadora do grupo, Jéssica Patrícia Silva de Sá (CRB-6/3430), Lorena Aparecida Pereira Paixão Santos (CRB-6/3307) e Cleiton Martins de Oliveira (CRB-6/3380).
A coordenadora do grupo, Josianne, mostra toda a sua animação com o trabalho que está por vir: “Estou feliz pela oportunidade de trabalhar em favor de uma causa tão importante. O grupo está unido, empenhado, interessado e tenho certeza de que se fortalecerá mais a cada dia. O caminho a ser trilhado é longo, faremos o nosso melhor para avançar e promover um trabalho de qualidade”.
Plenária do CRB-6 contou com participação do GT
O presidente do Conselho, Álamo Chaves (CRB-6/2790), convidou Andreza, Josianne, Jéssica, Lorena e Cleiton para se apresentarem aos conselheiros efetivos, na reunião on-line do dia 26 de julho. Durante a plenária, o grupo expôs os seus objetivos e as estratégias para alcançá-los.
O trabalho do GT está no início, mas promete resultados positivos para os Bibliotecários de Minas Gerais e Espírito Santo. Álamo Chaves, presidente do CRB-6, é o terceiro no retângulo inferior à direita da imagem, ele não faz parte do GT
Integrante do GT de Bibliotecas Prisionais concede entrevista
Andreza concedeu entrevista ao programa “Tarde Viva”, da Rádio América, no dia 22 de julho. A Bibliotecária falou sobre a importância do incentivo à leitura em instituições prisionais para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
Ouça.