Depois de quatro anos de negociações entre o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) e a Prefeitura de Luz, no Oeste de Minas Gerais, o executivo local abriu processo seletivo para contratar um Bibliotecário. O profissional selecionado vai trabalhar na Biblioteca Pública Municipal Professor Tyndaro Corrêa da Costa.
Tudo começou em 2017, quando o CRB-6 realizou um trabalho de fiscalização em Luz e descobriu que a biblioteca municipal não contava com nenhum profissional formado em biblioteconomia entre seus colaboradores.
A princípio, foi enviado ao executivo local um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento é um tipo de acordo celebrado com uma pessoa ou instituição que está agindo de forma irregular segundo as leis estabelecidas. O governo municipal recebeu o TAC e, a partir daí, iniciaram-se as negociações com o Conselho.
O advogado e assessor jurídico do CRB-6, Juliano Mendonça Gonzaga, que participou desse processo de fiscalização, conta como foi: “Os fiscais do CRB-6 compareceram à biblioteca e autuaram a Prefeitura por facilitar o exercício da profissão a pessoas sem a devida habilitação. Em consequência, foi lavrado auto de infração que, após todo processo administrativo, com direito de defesa ao município, gerou uma multa”.
Foi nesse momento que o CRB-6 propôs o TAC à Prefeitura, que concordou em abrir concurso público para Bibliotecário em troca do abatimento da multa. “No fim deu tudo certo. O governo municipal lançou o processo seletivo e abriu oportunidades para profissionais formados em Biblioteconomia e registrados no Conselho”, explica o advogado.
O CRB-6 existe para assegurar a presença de Bibliotecários em bibliotecas e criar registros profissionais. Apoie o trabalho do Conselho, denuncie, e faça parte da entidade de classe solicitando o seu registro.
Concurso público da Prefeitura de Luz
Os interessados na vaga de Bibliotecário oferecida no certame da Prefeitura de Luz devem se inscrever entre os dias 13 de setembro e 13 de outubro. Para se candidatar é preciso ser formado em Biblioteconomia em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ter registro profissional no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) de sua jurisdição e pagar taxa de R$ 70,00. Caso o selecionado atue fora de Minas Gerais e Espírito Santo, o candidato precisa pedir transferência para o CRB-6;
O profissional selecionado trabalhará 30 horas semanais e receberá salário de R$ 3.011,02. Saiba mais.