Lucas Martins (CRB-6/3621), conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), é um dos palestrantes confirmados para o Painel 1 do 8º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), que ocorrerá durante o 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD). O evento será realizado em Recife (PE), de 25 a 29 de novembro de 2024.
O painel, marcado para o dia 26 de novembro, das 14h20 às 15h40, é organizado pelo Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (GiDIJ-SP) e contará também com a presença dos especialistas Charlley Luz (ESPM/FESPSP) e Leonardo Assis (USP). A mediação ficará a cargo de Ana Paula de Rezende, coordenadora do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de Minas Gerais (GIDJ-MG) da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG).
Lucas Martins falou da temática do painel, que tratará sobre Inteligência Artificial (IA) e Informação Jurídica. “Será uma oportunidade única para discutir como a tecnologia está transformando o campo jurídico e a Ciência da Informação. A IA está começando a impactar significativamente a forma como lidamos com dados, pesquisas e análises na informação jurídica, oferecendo novas formas de acessar e gerenciar grandes volumes de informação com mais precisão e eficiência.”
Durante sua apresentação, Lucas abordará as aplicações práticas da IA no direito, como automações em bibliotecas jurídicas e o uso de algoritmos em processos de pesquisa e tomada de decisões. Ele também discutirá os desafios éticos e regulatórios associados à IA, bem como as oportunidades que ela oferece para Bibliotecários, advogados e pesquisadores que buscam se adaptar a essas novas tecnologias. “Será um debate enriquecedor que estimulará reflexões e promoverá a troca de ideias sobre como a Inteligência Artificial pode moldar o futuro da informação jurídica no Brasil e no mundo”, destacou o profissional.
Ana Paula de Rezende, como mediadora do painel, falou de sua responsabilidade e ressaltou a importância do tema. “É um desafio administrar o tempo de debate sobre um assunto tão relevante, mas estamos ansiosos para apresentar as tendências e inovações que a IA traz para a área jurídica. Sinto-me honrada por mediar o painel que conta com três grandes profissionais que têm se destacado em seus estudos e projetos na area”.
Em seguida, a profissional falou do que virá do painel: “Espera-se que sejam apresentadas as tendências de gestão e soluções baseadas em IA, além de inovações transformadoras, que possam impulsionar os profissionais a gerar impacto nos serviços de informação jurídica. Considerando que a discussão atual nem é mais o uso ou não da IA, mas principalmente, como explorar todas as potencialidades e como combater os riscos que as IAs oferecem, como por exemplo sistemas tendenciosos, plágio ou repetição de falsidades”.
Além do seminário, o CBBD 2024 será uma oportunidade imperdível para profissionais e estudantes da área de Biblioteconomia e Documentação. Profissionais e estudantes da área de Biblioteconomia associados à Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG) terão mais de 10% de desconto no valor da inscrição para o CBBD.
Os profissionais e interessados em se inscrever para participar do CBBD 2024, podem clicar neste endereço.