Até o final do ano, as primeiras bibliotecas móveis do Amazonas vão começar a circular pelas ruas e bairros de Manaus levando livros, informação, diversão e conhecimento. O projeto, intitulado “Biblioteca Volante”, foi uma das principais sugestões apresentadas na manhã desta segunda (25), em reunião da Secretaria de Cultura (SEC) com escritores, editores e representantes de entidades civis ligadas à produção literária no Estado.
De acordo com o secretário Robério Braga, a proposta prevê a aquisição, pelo Governo do Estado, de veículos estilo “van”, adaptadas com prateleiras e estrutura para livros, CDs, DVDs e outras mídias de informação, que ficarão circulando e à disposição dos moradores dos bairros para consulta e empréstimo de material gratuitamente mediante apresentação da carteira de identidade.
Durante o encontro, Robério alertou para a redução do número de novos projetos literários recebidos pela entidade a serem beneficiados por editais públicos como o Programa de Apoio às Artes (ProArte). Como causa, ele apontou problemas na elaboração de projetos e falta de documentação dos candidatos que disputam os editais promovidos pela Secretaria.
“Este ano vamos promover cursos exclusivamente para esta finalidade e destinar profissionais apenas para orientar no preenchimento dos requisitos”, acrescentou. Ainda neste ano, o Governo do Amazonas irá distribuir mais de 93 mil livros para as bibliotecas localizadas no interior do Estado.
Fonte: A Crítica