O Brasil comemora em 27 de fevereiro o Dia Nacional do Livro Didático, que é uma ferramenta significativa no desenvolvimento das estratégias de ensino no país e peça fundamental na atuação de educadores e na formação de estudantes. O artigo ” Livro didático: um aliado do educador”, do presidente da Associação Brasileira das Editoras de Livros Escolares – Abrelivros, Sérgio Quadros, destaca, entre outros aspectos, a complexidade em sua elaboração, bem como as transformações pelos quais o livro didático vem passando ao acompanhar as mudanças na educação nacional.
Livro didático: um aliado do educador
Por Sérdio Quadros – Presidente da Abrelivros
O livro didático é um valioso recurso para o acesso à cultura e o desenvolvimento da educação. Em muitos lares brasileiros, ele é o primeiro livro, abrindo caminho para o hábito da leitura e o aprendizado. Ao longo de dois séculos, quando começaram a ser produzidos no Brasil os primeiros didáticos, os livros passaram por inúmeras transformações, visando acompanhar as novas dinâmicas em sala de aula e contribuir para uma aprendizagem significativa. Tais investimentos refletem o empenho da indústria editorial na incorporação de novas tecnologias, avanços metodológicos, recursos gráficos, diretrizes governamentais e no atendimento à demanda de educadores por materiais de qualidade e com valores para a cidadania.
No cenário educacional brasileiro, o livro didático é importante instrumento de apoio ao trabalho do professor e referência na formação dos mais de 50 milhões de crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas. O Brasil tem um dos programas mais avançados de aquisição de livros escolares, que assegura a distribuição gratuita de milhões de exemplares à rede pública de ensino. Percorrer esse caminho, de escala e qualidade, exige da indústria editorial absorver as peculiaridades e necessidades do cotidiano escolar no processo de concepção do livro, envolvendo o trabalho de uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados e com experiência em sala de aula.
O processo de elaboração do livro escolar é mais complexo do que se imagina. Envolve etapas como desenvolvimento de um projeto pedagógico-editorial; elaboração dos originais; avaliação, preparação, revisão e edição do texto original; projeto gráfico; pesquisa iconográfica e de referências para ilustrações; produção editorial e produção gráfica. Todas elas conduzidas por especialistas que trabalham para transpor, em linguagem com propósito didático, conteúdos e atividades que levem à apropriação e construção do conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas do saber.
A última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” divulgada em 2012, o mais abrangente estudo sobre o perfil leitor do brasileiro realizado pelo Instituto Pró-Livro, também aponta a importância do livro didático para a formação de leitores. É o gênero mais frequentemente lido, exercendo, portanto, um relevante papel na difusão do hábito e do gosto pela leitura.
As mudanças que acontecem hoje em sala de aula, como o uso de novas tecnologias, revisões nas diretrizes curriculares e expectativas de aprendizagem, impõem desafios constantes à produção do livro escolar, que acompanha com sucesso as transformações da educação nacional. O livro didático no Brasil atinge seu propósito quando estabelece uma forte parceria com o professor. Juntos podem converter em realidade os mais nobres ideais da educação.
Fonte: Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Livro didático não é acervo de biblioteca… Não levanto essa bandeira nem comemoro o dia!!