“As nossas escolas estaduais fogem do seu dever. Segundo dados do MEC, 343 escolas dizem ter um espaço chamado biblioteca, mas que não é uma biblioteca. Você dá aula sem professor? Um hospital pode fazer cirurgia sem médico? Uma biblioteca não deve ter bibliotecários? Estamos há mais de 30 anos sem concurso público para bibliotecário no Espírito Santo, entra e sai governador e não se abre concurso”.
O desabafo foi feito pelo bibliotecário Ricardo Girelli no último dia 2, durante sessão extraordinária da Tribuna Popular, iniciativa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Na qualidade de representante do grupo responsável pela criação do Sindicato dos Bibliotecários no Espírito Santo (Sinbies), Girelli destacou que, no próximo dia 12, será comemorado o Dia do Bibliotecário, mas que a data é pouco lembrada, principalmente por órgãos públicos.
O deputado Sérgio Majeski (PSDB) observou que “falta valorizar a educação como um todo”. “Aquilo que se entende como importante é quase sempre muito utilitarista. A educação é fundamental como um valor para uma nação e isso não é entendido. A importância da educação só existe em discurso de palanque. O que você traz é inquestionável, a importância de uma boa biblioteca e com um profissional da área”, acrescentou.
Fonte: