O Bibliotecário Lucas Martins de Freitas Junior (CRB-6/3621), junto à equipe da Biblioteca Arnaldo Oliveira da Escola Superior Dom Hélder Câmara, criaram o projeto Biblio Academy, uma plataforma de ensino gratuita, com cursos, encontros e palestras voltados para as temáticas da biblioteca e ferramentas úteis para aprimorar a gestão, a inovação e as habilidades tecnológicas dos colaboradores.
A equipe implementou um sistema de ranqueamento mensal para motivar os participantes, premiando os primeiros colocados. Segundo o Bibliotecário, “com o tempo, decidimos compartilhar nosso conhecimento com outros profissionais da área, realizando encontros com especialistas e disponibilizando conteúdos relevantes em nosso canal no YouTube”.
Ao profissional, cabe coordenar e motivar o time, além de identificar oportunidades de melhoria para a equipe. “Trouxe a ideia de projetos de qualificação inspirado em experiências anteriores, como o Rock in Rio Academy. Encorajo os colaboradores a participarem do Biblio Academy, explorando as oportunidades de aprendizado oferecidas. Como coordenador, identifico áreas de melhoria e direciono os esforços de capacitação para promover o crescimento profissional contínuo da equipe”.
A iniciativa teve início em agosto de 2022 e, ainda segundo Lucas, “desde então procuramos melhorar e adaptar com as necessidades da equipe”. Além do Bibliotecário, fazem parte da equipe e do projeto 4 assistentes de biblioteca, 2 estagiários e 2 menores aprendizes.
Para o profissional o projeto é de extrema importância “para mim, como Bibliotecário, tanto em âmbito social, quanto pessoal. Em âmbito social, o projeto me permite utilizar a biblioteca como um meio de promover a educação. Através do Biblio Academy, recebemos jovens aprendizes que nunca tiveram acesso a computadores e Internet, e vê-los desenvolver habilidades avançadas, como fórmulas avançadas de Excel, é gratificante. Em nível pessoal, promover a educação é meu lema de vida. Ver nossa equipe de colaboradores se desenvolvendo e adquirindo novos conhecimentos também me traz uma sensação de realização. O Biblio Academy fortalece meu compromisso com a biblioteconomia e a disseminação do conhecimento, capacitando profissionais de bibliotecas e contribuindo para o acesso igualitário à educação”.
Além disso, Lucas revela que possui três principais objetivos com o projeto: qualificar a equipe da biblioteca, capacitar jovens que estão trabalhando conosco pela primeira vez e desenvolver habilidades em equipe. Por meio dos cursos e recursos gratuitos disponíveis, buscamos aprimorar as competências profissionais da equipe, oferecer oportunidades de aprendizado para jovens aprendizes e fortalecer o trabalho colaborativo, “com isso, esperamos promover o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos no projeto”.
Para conhecer mais sobre o trabalho realizado, acesse o site e instagram do projeto.
Outros projetos
Além do Biblio Academy, o Bibliotecário está envolvido em outros projetos, um deles é voltado para levar qualificação profissional às comunidades periféricas onde nasceu. “Também participo de um projeto chamado “Democracia, Livros e Praças”, que busca estudar e discutir questões relacionadas à democracia. Esses projetos complementam meu trabalho na biblioteca e refletem meu compromisso em promover a educação e o desenvolvimento das comunidades”.
Para o futuro, o profissional revela ter o desejo de desenvolver alguns projetos, “alguns deles incluem a implementação de um programa de alfabetização digital, a criação de uma biblioteca móvel para levar livros a áreas remotas, o estabelecimento de parcerias com instituições educacionais e a criação de um programa de incentivo à leitura.” E complementa: “Estou comprometido em continuar explorando novas oportunidades e iniciativas que promovam o enriquecimento educacional e o crescimento das pessoas que atendo”.